Curiosidade 15 Fev
Após usuários do DualSense reclamarem de problemas nos gatilhos adaptativos do controle, o iFixit resolveu desmontar e analisar o que poderia estar causando o problema. Aproveitando esta oportunidade, eles também estimaram a durabilidade do controle do PS5 e o resultado ficou muito abaixo do esperado. Confira agora os detalhes dessa análise do iFixit.
Segundo o iFixit, é estimado que o DualSense do PS5 comece a sofrer com problemas de drift no controle analógico após cerca de 417 horas de uso, de acordo com testes intensos realizados com o jogo Call of Duty: Warzone. A única solução, nesse caso, é que as peças internas dos analógicos sejam substituídas, o que não é uma tarefa simples para a maioria das pessoas.
Confira o vídeo completo com o desmonte do controle DualSense mostrando a estrutura interna dos analógicos:
Falando em números mais específicos, o iFixit diz que os controles analógicos do DualSense tem uma vida útil estimada em aproximadamente 2.000.000 ciclos de giros e 500.000 pressionamentos.
Em nota, o laboratório de testes diz:
Após esta pesquisa, é bizarro para nós que os fabricantes de consoles não considerem os joysticks como peças consumíveis e os projetem para serem facilmente substituídos. Nenhum dispositivo criado para um número finito de ações, especialmente um que seria tão utilizado, pode manter o desempenho perfeito para sempre.
Vale lembrar ainda, que uma análise anterior do iFixit mostrou que o potenciômetro RKJXV, utilizado no controle analógico de diversos produtos como o PS5 e o Xbox, ainda é soldado na placa-mãe do controle, o que dificulta muito a sua substituição, restando a maioria dos usuários apenas comprar um novo ou enviar o seu para a assistência técnica.
Você já sofreu com o problema de drift no botão analógico em um controle? Conte nos comentários.
Comentários