
Tech 23 Out
23 de outubro de 2019 42
A NASA fez uma descoberta no mínimo curiosa nos últimos dias: aliada à agência norte-americana que monitora mares e a atmosfera ela descobriu uma novidade animadora sobre o buraco na camada de ozônio.
Ele é o menor já medido desde o ano de 1982. Em 2019 seu tamanho máximo foi de "apenas" 16,4 milhões de quilômetros, contrariando até as previsões mais otimistas que ditavam um tamanho de 20,7 milhões de km².
Claro, ainda falamos de um buraco cujo tamanho, principalmente quando visualizado graficamente, representa um grande problema: isso porque a camada de ozônio é responsável pelo bloqueio de raios de radiação ultravioleta. A incidência desses raios no corpo está associada ao surgimento de câncer de pele, por exemplo.
Uma medida importante após o início da medição do buraco foi o acordo internacional em 1989 que visou reduzir o uso de gases nocivos à atmosfera. Assim, Clorofluorcarbonos foram desincentivados por governos, sendo que eram muito utilizados em desodorantes aerosol e para sistemas de resfriamento de geladeiras.
A formação do buraco se dá exatamente pelo contato da luz solar com essas partículas, que acabam por desfazer a camada de ozônio. Claro, como a vida desses fases é longa, por mais que a redução do uso tenha sido iniciada há 30 anos, ainda há um longo caminho pela frente rumo à diminuição do buraco.
Segundo a NASA, outro fator que colaborou para um buraco menor em 2019 foi a alta climática na estratosfera. A onda de calor registrada no período colaborou para a compactação desse rombo na atmosfera, mas a agência espacial informa que não é possível correlacionar o aquecimento global a esse fenômeno.
Ainda falando em calor, vale lembrar que a NASA criou a sonda InSight, que pode cavar buracos e medir calor da parte interna de planetas, a começar por Marte.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários