
Curiosidade 11 Out
18 de outubro de 2019 14
Sob a proposta de entregar um conjunto completo de monitoramento de hábitos, das suas atividades físicas à sua quantidade e qualidade de sono, Amazfit Cor 2 e Xiaomi Mi Band 4 se enfrentam num duelo de comadres para ver quem é superior na hora de te ajudar a controlar a saúde.
Isso, pois ambas as pulseiras inteligentes são fabricadas, basicamente, pela mesma empresa, a Huami – subsidiária da Xiaomi responsável pelo desenvolvimento dos vestíveis da companhia, o que acaba revelando o motivo de tantas semelhanças entre os modelos.
Quer saber qual delas é a melhor para te acompanhar nas suas atividades físicas? Estamos aqui para te ajudar! Confira logo abaixo qual é a melhor smartband: Xiaomi Mi Band 4 ou Amazfit Cor 2 (também conhecida como Band 2).
Leves e estreitas se comparadas a maioria dos smartwatches do mercado, as rivais entregam um design bastante semelhante. No entanto, enquanto a Cor 2 traz consigo tudo o que tem a oferecer em uma peça única ligeiramente mais espessa graças a sua tela maior, a Mi Band 4 traz o conhecido formato da linha Mi Band, com corpo que pode ser separado da pulseira.
E por falar nas pulseiras, ambas são fabricadas com o mesmo material, TPU, sendo a grande diferença nesse aspecto a forma com que são anexadas ao pulso. Enquanto a Mi Band 4 traz construção em corpo único e pode ser fechada apenas com um pino simples, a Cor 2 se assemelha bastante a um relógio tradicional, com fivela e presilhas para ajuste e fixação.
Com ambos os modelos trazendo apenas um botão capacitivo destinado a ligar o display e retornar a tela inicial do sistema, tanto a proposta da Amazfit quanto a da Xiaomi podem ser mergulhadas em até 50 metros, dando passe livre para natação e para as atividades carregadas de transpiração.
Com tantas semelhanças, fica difícil saber quem é a melhor nesse aspecto; ainda mais que gosto é algo bastante subjetivo.
No entanto, a possibilidade de realizar a troca das pulseiras da Mi Band 4, com compatibilidade inclusive com as da geração anterior, é algo a se levar em consideração, já que quanto mais personalização, melhor.
Por isso, o primeiro ponto desse comparativo vai para o modelo assinado pela Xiaomi. (0x1)
Esse talvez seja o ponto que as smartbands estão mais distantes. Enquanto a Cor 2 traz visor LCD de 1,23 polegadas com pixels visíveis e cores relativamente opacas, a Mi Band 4 entrega qualidade de tela semelhante à vista em smartphones topo de linha. Contando com 0,95 polegadas e tecnologia AMOLED, o visor da pulseira da Xiaomi traz qualidade bastante superior, com cores vivas e pixels praticamente imperceptíveis.
Mas, se a proposta da Xiaomi fica muito acima no aspecto visual, o mesmo não pode se dizer dos níveis de proteção da tela. Apesar de ambas contarem com camada oleofóbica para diminuir as marcas de impressão digital, apenas a Cor 2 possui proteção Gorilla Glass contra danos e riscos.
Apesar das diferenças, tanto a Mi Band 4 quanto a Cor 2 contam com configurações dedicadas para alterar o brilho da tela e possuem boa visualização sob luz do sol. Com isso, temos um empate técnico nesse aspecto – ponto para as duas smartbands.
Bem, se as semelhanças já eram grandes até aqui, quando o assunto é software elas ficam gritantes. Apesar de trazer menus com opções ligeiramente rearranjadas e desenho dos ícones um pouco diferente, o funcionamento dos sistemas das duas pulseiras é quase que idêntico.
Na tela principal, basta deslizar para o lado para ter acesso ao controle do player de música do smartphone pareado. Mais um deslize para esquerda no modelo da Amazfit e você tem acesso a previsão do tempo. Deslize para baixo nas duas smartbands para ter acesso ao restante das opções do menu. Deslize para cima na Cor 2 para ter acesso a porcentagem de bateria e ao modo não perturbe. Em ambas, toque no botão capacitivo para retornar a tela principal.
Ou seja, praticamente iguais, porém, ainda assim, diferentes.
Apesar de compartilharem de tantas semelhanças, achamos que o sistema embarcado na Mi Band 4 é mais fluído, com animações e telas mais bem-acabadas, e responsividade maior – respondendo mais rápido ao giro do braço na hora de olhar as horas, inclusive. Talvez, graças a um hardware um pouco mais parrudo.
O único defeito do software da Xiaomi fica para a ausência dos atalhos vistos na Cor 2, como o de acessar o modo não perturbe, e a indisponibilidade da porcentagem de bateria em uma tela dedicada, já que basta mudar a watchface da pulseira para perder os detalhes dessa informação.
Ainda assim, ponto para a Mi Band 4. (1x3)
Apesar de trazerem autonomia igual de acordo com seus respectivos fabricantes, 20 dias, pelos nossos testes notamos que a bateria da Mi Band 4 é ligeiramente melhor, consumindo uma quantidade inferior de carga durante o mesmo período. Isso, talvez por conta da tecnologia AMOLED e por seu tamanho de tela um pouco menor.
No entanto, como a Cor 2 traz uma capacidade de 160 mAh, 25 mAh a mais do que o modelo da Xiaomi, a autonomia das duas praticamente se equiparam, com o modelo da Amazfit encostando em sua rival.
Quanto ao tempo ligado na tomada, mais uma vantagem para o modelo da queridinha dos Xiaominions. Aqui, a Mi Band 4 ficou cerca de 30 minutos a menos ligada na fonte de energia para encher a mesma quantidade de bateria, totalizando 2 horas para a carga total.
Ou seja, mais um ponto para a Mi Band 4; apesar que ficar longe das tomadas não é problema para nenhuma das duas. (1x4)
Assim como acontece com outros dispositivos das duas marcas, todo o controle das atividades em ambas as pulseiras pode ser sincronizado com um smartphone Android ou iOS tanto no Mi Fit quanto no Amazfit. Os aplicativos exibem os dados coletados pelas smartbands e disponibilizam gráficos para acompanhamento de passos, batimento cardíaco, quantidade de horas dormidas e qualidade de sono, além do registro da estimativa das calorias queimadas e dos treinos realizados.
E por falar nos treinos, ambas possuem funções específicas para vários tipos de atividade física; mas um ponto pode decepcionar: por não possuir GPS embutido, não é possível deixar o celular em casa e ainda assim ter o registro da rota percorrida durante uma caminhada ao ar livre, por exemplo.
Mesmo assim, tanto Cor 2 quanto Mi Band 4 disponibilizam funções interessantes de treino, compartilhando modos como o de corrida na esteira, por exemplo. No entanto, o destaque absoluto desse aspecto vai para o modelo da Xiaomi, que traz ainda corrida ao ar livre, ciclismo, caminhada e natação na piscina.
Mais o destaque não para por aí. Apresentando mais precisão durante a coleta de dados em nossos testes, a sucessora da Mi Band 3 ainda traz mais opções de watchfaces, com mais de 70 telas disponíveis para sincronização com o aplicativo – sob a possibilidade ainda de realizar o download de faces personalizadas da internet.
Sem sombra de dúvida, mais um ponto para a Mi Band 4 (1x5).
Aqui temos um problema para comparação. Isso, pois a Cor 2 não é vendida oficialmente no Brasil, sendo necessário recorrer a importadores em plataformas como o mercado livre ou até mesmo marketplaces. Por isso, levaremos em consideração o preço que ambas são vendidas em solo internacional.
Encontrada por preços que rondam a casa dos 150 reais, 30 reais a menos que o modelo da Amazfit, a pulseira inteligente da Xiaomi pontua mais uma vez, fechando o nosso placar de comparação em 6x1.
No entanto, é válido lembrar que a história pode ser outra para quem decidir comprar a Mi Band 4 por aqui, diretamente da loja da Xiaomi. Isso, pois a marca comercializa o modelo em solo nacional por 399 reais, mais do que o dobro do valor visto lá fora.
Como deu para perceber, a pulseira assinada pela Xiaomi traz um conjunto de recursos para esportistas casuais muito mais completo, sendo uma opção interessante para quem quer uma smartband relativamente completa por um preço acessível.
No entanto, a pulseira ainda peca em pontos que podem ser cruciais para alguns usuários, com tela pequena e sem proteção contra riscos e danos. Pontos combatidos com louvor pela opção da Amazfit.
Com isso, mesmo que nosso placar tenha sido uma verdadeira lavada para o modelo da Xiaomi, ainda cabe a você, querido leitor, decidir qual das duas pulseiras se enquadra melhor dentro da sua necessidade e do seu gosto. De qualquer forma, independente da sua escolha, as melhores ofertas, tanto da Amazfit Cor 2, quanto da Mi Band, 4, podem ser encontradas na seção de Ofertas logo abaixo.
Não esqueça de contar para a gente, aqui nos comentários, qual dos dois modelos mais chamou a sua atenção. Queremos saber a sua opinião!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários