
Tech 10 Jun
11 de junho de 2019 94
Em 1935, o físico austríaco Erwin Schrödinger criou o paradoxo que exemplifica o conceito de superposição: o Gato de Schrödinger. Agora, parece que o mistério foi solucionado por cientistas.
O paradoxo consiste na experiência de um gato em uma caixa lacrada, acompanhado de uma fonte radioativa e um veneno. Este último entraria em cena caso um átomo da substância radioativa fosse desintegrado. Enquanto a caixa estivesse fechada, o gato estaria vivo e morto ao mesmo tempo. Apenas com o salto quântico, ação ocorrida com a abertura da caixa, o animal seria obrigado a ficar em um dos dois estados.
Para resolverem o paradoxo, os pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, decidiram usar átomos artificiais (qubits) com partículas semelhantes às presentes na infraestrutura básica encontrada em computadores quânticos. O objetivo era antecipar o salto quântico.
A antecipação – além da reversão – foi conseguida por meio de detectores de fóton e gerador de sinais de micro-ondas, com a finalidade de irradiar o átomo. Com o procedimento, foi constatada a possibilidade de monitorar a situação.
Vale lembrar que este ano de 2019 teve outras grandes descobertas na física, não somente no segmento quântico. Entre os grandes fatos dos últimos meses, está a primeira imagem de um buraco negro divulgada na história.
Qual a sua avaliação sobre a solução do paradoxo do Gato de Schrödinger? Conte a sua opinião para a gente no espaço destinado a comentários.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários