LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm e MediaTek acreditam que ainda não é o momento certo para fabricar processadores de 7nm

14 de dezembro de 2017 15

Lembra quando os rumores sobre o Snapdragon 845 começaram? Todos eles falavam que o novo chipset da Qualcomm seria o primeiro fabricado em processos de 7 nm, mas isso não aconteceu. O mesmo era dito a respeito do processador topo de linha da Huawei, o Kirin 970, e novamente as previsões foram por água abaixo. A MediaTek também desistiu de tentar lançar um processador com litografia de 7 nm este ano. Assim também como a Samsung e o seu processador Exynos 9810, que acabou sendo anunciado com a segunda geração da tecnologia de 10 nm.

Você percebeu que todas as empresas que fabricam seus próprios processadores tem uma coisa em comum? Todas elas estão evitando os processos de 7 nm em 2017 e fontes na indústria já começam a especular o motivo de tal relutância.

A baixa competitividade

Sabemos que quanto mais empresas no mercado, mais competitivo ele fica. Isso acontece com absolutamente qualquer área de atuação que possa existir mais de duas empresas oferecendo um mesmo serviço. Entretanto, quando esse serviço é novo e ainda muito caro para todas elas, não existem estímulos suficientes para iniciar uma evolução tão brusca.

Assim está sendo o mercado de processadores. As maiores fabricantes ainda não estão prontas para oferecer chips de 7 nm porque eles são caros, precisam de muitos esforços e a competitividade ainda é extremamente baixa (para falar a verdade, inexistente, visto que não existem processadores de smartphones em 7 nm).

A segunda geração de 10 nm

Devido ao adiamento da chegada dos processadores de menor litografia, então as fabricantes tiveram que oferecer os processadores atuais que são construídos em 10 nanômetros, apenas com alguns aprimoramentos. O HiSilicon Kirin 970 da Huawei, por exemplo, manteve o grande poder do chipset anterior mas com melhorias em pontos como gerenciamento de bateria e pós-processamento fotográfico. Bem como o novo Snapdragon 845, que focou (entre várias outras coisas) nas mesmas questões da Huawei.

Os novos modelos de 10 nm definitivamente não são ruins, mas deixarão o mercado de smartphones de 2018 com poucas novidades interessantes. Os maiores diferenciais dos aparelhos do próximo ano não serão o processamento, mas sim o design e as funcionalidades de inteligência artificial, que chegou com tudo na segunda geração de 10 nm.

7 nanômetros para 2018?

Sim, mas segundo as fontes do DigiTimes, para garantir que as empresas não tenham prejuízos elas terão que contar com 120 a 150 milhões de chips fabricados e vendidos. Ainda de acordo com a fonte, "apenas a Apple, Samsung, Qualcomm e MediaTek podem conseguir isso."

Falar que a Huawei não pode realizar as vendas necessárias é extremamente irracional, especialmente quando a empresa se firmou em 2017 como a segunda maior empresa de smartphones do mundo e conseguiu conquistar uma legião de fãs desde o ano passado. Então podemos esperar que a Huawei, ao lado das também gigantes Qualcomm, Samsung, Apple e MediaTek anunciem em 2018 seus chipset construídos em litografia de 7 nanômetros.

A pergunta que fica é: quem vai ser a primeira fabricante a anunciar o processador de 7 nm para smartphones? Vazamentos sugerem que a Huawei anunciará em janeiro seu processador Kirin 980 com nova arquitetura e litografia, apenas quatro meses depois do anúncio do 970! Será?


15

Comentários

Qualcomm e MediaTek acreditam que ainda não é o momento certo para fabricar processadores de 7nm
  • Média tek nem para 20 nm está pronta quando mais para 7 nm

      • Essa geração foi só tédio, nem o Wi-Fi 802.11ax q era esperado chegou, e por outro lado, se tudo que é esperado pra 2019 vier, vai ser 5g, Wi-Fi ax, 7nm, GPS 30cm de precisão e que funciona em selva de pedra, e IA deve ter um bom avançado

          • Acontece, meu caro, que tudo isso que você falou deveria vir nos SoCs de 2018. Seremos enrolados por um ano

              • A rede AX era esperada pra 2018, mas acho q foi adiada pq tem similaridades com o 5g, então deixaram pra lançar junto, o 5g tinha plano para 2020, e foi adiantado pra 2019, GPS só a Broadcom se pronunciou, a Qualcomm n falou nada, e 7nm geral esperava, mas reduzir litografia tá complicado, a Intel sabe bem disso hahahaha. Eu esperaria 2019 de qlq forma por causa do 5g, tô de boa com meu OP3, e ansioso pelas paradas q citei, GPS me ajuda muito, mas n funciona bem no centro do Rio, e outros lugares com muitos prédios então é uma melhoria q já tava na hora, mais potência é sempre bom, IA eu ainda n decidi se abro mão da privacidade pela comodidade, 5g é mais pra compatibilidade futura, pq msm no Rio n vão chegar em 2019, eu chuto uns 2021-22, e wi-fi tô esperando bastante pq quero fazer do celular um console/emulador espelhando a tela na TV, mas com a rede atual o lag ainda n tá bom, e melhor lag é uma das promessas do AX. Então pra mim em recurso os mais esperados são GPS, e WI-FI AX, nao compro outro celular se n tiver esses dois.

                  • Tenta conectar o celular na rede wifi de 5ghz (ambos roteador e smartphone devem ter suporte a esta tecnologia.). Um celular conectado ao chromecast 2 através de um roteador, numa rede de 5ghz, fica até aceitável, dependendo da pessoa e do jogo. Se você preferir, pode minimizar os lags, compre um cabo usb mhl hdmi e conectar à tv. Mas se você quiser lag nenhum não tem outro jeito, jogue na tela do celular (com um controle, se preferir)

                      • Os últimos celulares q tinham mhl são de 2015, as fabricantes pararam de suportar a tecnologia. A SmartTV aq de casa é uma porcaria, aí pensei em comprar o Chromecast Ultra, mas vi uns vídeos de q mesmo esse trava as vezes, o cara n deu informações de qual roteador ele usou, aí preferi n arriscar mandando 300 pra algo q poderia n funcionar como eu gostaria. Até 2019 compro o roteador, o celular, se tiver saído um Chromecast novo eu compro, se não o pego o ultra e ligo ele por cabo

                          • Pq mudou o nome e o protocolo, não é e não chama mais MHL, agora é slimport, mas continua oferecendo conexão HDMI pra TV.

                            https://youtu.be/PHEXUR6hFfc (vídeo usando S8 numa TV com slimport pra entrada usb c)

                              • Legal esse Slimport, mas complementando ele não é um MHL com nome diferente, MHL é um padrão, e pra funcionar tem q ser suportado pelo celular e pela TV. Esse Slimport é apenas o nome do aparelho, não é um padrão. Ele usa o padrão DisplayPort, que tem como uma das vantagens poder ser convertido para o padrão HDMI, logo é compatível com qlq TV. Pena serem poucos celulares que suportam, em 2017 só teve três, Galaxy S8, S8+, e HTC U Ultra. E nos Galaxy eu n sei se funciona nas duas variantes, Snapdragon e Exynos. Pra maioria das pessoas conexão celular-tv com pouco lag ainda vai ficar pra esperança de um Chromecast com padrão 802.11ax, e que tenha processamento rápido, e dentro das limitações de estar no mesmo cômodo do roteador, agora quando ou até mesmo se isso vai ser lançado n da pra saber.

                        • 5g em 2019? kkkkk não viaja velho

                            • Implementado no Brasil não, mas vai vir nos aparelhos, um cara da Qualcomm confirmou, as operadoras nos EUA já começaram a preparar a infraestrutura. Se até lá o Brasil tiver ao menos confirmado as frequências q vão rolar aq, eu tô até pensando em trocar de aparelho

                            • Ainda não tá pronto simplesmente isso!

                                • Melhor empurrar pros jumentos tecnologia antiga e ter cartas na manga pros próximos anos.

                                  • Bla bla bla

                                      Android

                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                      Android

                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                      Especiais

                                      Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                      Software

                                      Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2