LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sony anuncia o PS4 Slim, novo console da empresa para enfrentar o Xbox One S

07 de setembro de 2016 16

Microsoft apresentou ao mundo em junho o Xbox One S, que nada mais é que uma versão compacta do tradicional Xbox One lançado há alguns anos. Agora, três meses depois é a vez da Sony fazer o mesmo com o PlayStation 4 e trazer ao mercado o PS4 Slim, que como o nome sugere, é uma versão mais compacta do atual videogame da fabricante japonesa.

Como todos os consoles "Slim" da Sony, o PS4 revisado vem com menor peso e tamanho. O novo aparelho tem 264 x 39 x 288 mm em dimensões, contra 275 x 53 x 305 mm do modelo tradicional lançado há alguns anos. Não chega a ser uma redução tão considerável como visto no console da Microsoft, mas qualquer redução, desde que não comprometa o sistema de dissipação térmica, é bem-vinda.

Um design menos ousado


O PS4 chegou ao mercado com design chamativo para sua época com um corpo que mescla acabamento em preto fosco com acabamento em preto piano. O design tem um toque itálico, deixando o console mesmo “quadradão” e dando um ar mais moderno ao mesmo. O PS4 Slim, por outro lado, aposta em algo menos ousado com corpo quase predominantemente em plástico fosco, sem aquela barra em LED que cruzava toda a parte superior do console. Agora, apenas há um LED indicativo no botão de energia do aparelho.

Na parte frontal temos o botão para ligar e desligar o console, botão para ejetar discos, entrada para discos Blu-Ray e duas portas USB. Já na parte traseira temos entradas para a tradicional porta LAN de internet, uma porta HDMI, uma porta proprietária da PSEye e a porta para encaixar a alimentação do console. O aparelho conta com os tradicionais 500 GB de armazenamento e vem na cor "Jet Black". A boa notícia é que é ainda mais fácil trocar o disco rígido neste modelo, podendo ser acessado por uma tampa na traseira.

Mesmo hardware do anterior?


Diferente do PS Neo que tem como diferencial trazer um hardware mais potente, o PS4 Slim oferece o mesmo desempenho gráfico do atual modelo no mercado. O diferencial fica para o novo processo de fabricação a 16nm, o que garante uma redução de 20% no consumo (de 200W antes para 160W agora). Com um menor consumo energético, também podemos esperar que o novo PS4 esquente menos – algo importante diante das suas dimensões reduzidas.

Só reforçando que o PS4 Slim oferece 1,84 TFlops de potência gráfica graças à APU da AMD com 18 CUs a 800 MHz. A CPU é mesma Jaguar octa-core da AMD com velocidade máxima de 1,6 GHz. A memória traz 8 GB GDDR5 com barramento de 176 GB/s, que pode ser acessada tanto pela CPU quanto pela GPU do console. No entanto, nem tudo é igual com o PS4 Slim. Ele traz uma nova placa wireless padrão 802.11ac que é capaz de conectar-se a redes de 2,4 GHz e 5 GHz.

DualShock 4 aprimorado


Juntamente com o PS4 Slim há um novo controle que continua com o mesmo nome do anterior. O que muda é que agora temos uma segunda barra de luz que fica na parte superior do painel sensível ao toque. Ela serve para informar de forma mais fácil ao jogador sobre o status do seu personagem no jogo – quando o mesmo está ferido, por exemplo. Os botões ganharam nova textura emborrachada que passa melhor qualidade. O direcional digital também recebeu uma ligeira mudança no visual, mas que não impacta tanto no funcionamento.

As grandes novidades, no entanto, ficam para melhorias nos componentes que prometem reduzir o consumo de energia e fazer a mesma bateria de 1.000 mAh de antes durar mais. Além disso, quando o DualShock 4 é ligado a um cabo para recarga no PS4 Slim, ele também usa o cabo para transferir dados – o que permite menos lag nos controles em jogos de precisão, como games de luta, por exemplo.

Mesma interface, porém com várias melhorias


Sony vem testando há algumas semanas uma nova atualização para o sistema do PS4, a firmware 4.0. Esta é estreada com o PS4 Slim (onde também será liberada para o modelo tradicional) e traz como grande novidade a implementação de pastas, que poderão ser utilizadas por jogadores para organizar seus jogos de diversas formas - seja separando-os entre favoritos, franquias, entre outros.

A biblioteca do console também foi retrabalhada, com uma nova guia chamada "Conteúdo Adquirido", que envolve todos os jogos, aplicativos, demos e betas acessados pelo jogador. Assim, as abas de jogos e aplicativos que ficam limitados apenas ao que está instalado na plataforma. Outra novidade está na interface do usuário que foi renovada oferecendo alterações para a tela de fundo e aba de ‘Novidades’. Por fim, o novo sistema oferece um Menu Rápido mais prático e que não ocupa toda a tela, além de exibir o conteúdo de troféus ocultos.

Preço e disponibilidade


O PS4 Slim começará a ser vendido no mercado internacional já no próximo dia 15 de setembro, tendo seu preço de lançamento fixado em US$ 300. Isto é basicamente o mesmo que vimos nas versões mais completas do Xbox One S, demonstrando que a concorrência entre Sony e Microsoft ajudou a japonesa a revisar sua política de preços ao menos em alguns países. Infelizmente, ainda não há qualquer comentário sobre a comercialização em solo brasileiro.


16

Comentários

Sony anuncia o PS4 Slim, novo console da empresa para enfrentar o Xbox One S
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2