Curiosidade 16 Out
Usuários que atualizaram para a versão 24H2 do Windows 11 enfrentaram instabilidades e erros fatais em dispositivos equipados com certos modelos de SSD da Western Digital. Nesta quinta-feira (17), a fabricante de hardware disponibilizou em sua página oficial de suporte uma atualização de firmware que corrige esses problemas.
De acordo com as notas de lançamento publicadas no site da SanDisk, o problema está em uma incompatibilidade do buffer de memória do host (HMB) em cinco modelos de SSD. Essa incompatibilidade fazia com que as unidades de armazenamento causassem erros fatais no sistema operacional, levando à tela azul da morte. Veja a lista:
Para instalar a nova versão de firmware com a correção do problema, basta instalar o Western Digital Dashboard, um software utilitário que oferece também recursos como monitoramento da integridade, velocidade e temperatura do SSD.
A Microsoft pode impedir que computadores equipados com modelos afetados sejam atualizados para o Windows 11 24H2, portanto, é necessário efetuar a atualização de firmware antes de instalar a nova versão do sistema operacional. Para baixar o Western Digital Dashboard para Windows, basta acessar esta página de suporte.
Assim que o aplicativo é instalado, uma notificação deve ser exibida informando a disponibilidade de uma atualização de firmware, e então, basta seguir as instruções na tela.
É sempre importante efetuar o backup dos dados armazenados no PC antes de atualizar o firmware do SSD. Além disso, caso seu dispositivo esteja apresentando falhas continuamente, é recomendado fazer ajustes manuais para que a instalação não seja interrompida e cause novos problemas no armazenamento do computador. Siga os passos:
- Abra o menu Iniciar, digite regedit e selecione a opção “Executar como administrador”
- No menu lateral esquerdo, navegue até o seguinte endereço de registro: HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\StorPort. Também é possível copiar o endereço, acessar o menu Editar e clicar em “Localizar...”, e então, colar e pressionar “Enter”.
- Crie um novo valor DWORD chamado HmbAllocationPolicy, caso ele não esteja presente.
- Clique duas vezes nele e defina o valor como 2.
- Salve as alterações e reinicie o PC.
Com esses ajustes, o sistema deve permanecer estável por tempo suficiente para aplicar a atualização do firmware com segurança. Em alguns casos, também é possível definir o valor como 0, que desativa completamente o buffer de memória do host.
Além dos problemas com SSD, a atualização do Windows 11 inclui novos recursos para preservar a vida útil da bateria, suporte aprimorado para aparelhos auditivos com Bluetooth LE Audio e melhorias específicas para dispositivos com Copilot+, como o Windows Recall.
Comentários