Software 10 Out
O Ubuntu 24.10 foi lançado nesta semana e recebeu o nome de “Oracular Oriole”. A mais recente edição é baseada no Linux 6.11 e foi desenvolvido pela Canonical, com vários recursos novos aos usuários.
Entre os destaques, está o sistema de solicitação de permissões. Ele é focado em dar atenção maior à segurança do sistema, ao fornecer um controle superior na hora de consentir ou não sobre o acesso aos dados, por meio do AppArmor.
Já os usuários de máquinas com GPU dedicada da NVIDIA passarão a contar com o padrão Wayland, com módulos de kernel NVIDIA 560 de código aberto, como era esperado desde o final de junho deste ano.
O Steam também receberá melhorias para os drivers da marca de placas gráficas, como otimizações que unem configurações de baixa latência. Outra novidade está no GNOME 47, uma nova versão do ambiente de desktop que busca fornecer mais performance e estabilidade na experiência.
“O Oracular Oriole estabelece um novo ritmo para fornecer o kernel e as cadeias de ferramentas upstream mais recentes. Novos recursos experimentais de segurança demonstram nosso compromisso de elevar continuamente a experiência de desktop Linux em conversas com a comunidade pelos próximos 20 anos e além.”
Mark Shuttleworth
CEO da Canonical
O Ubuntu 24.10 pode ser baixado pelo site oficial do sistema, com suporte por nove meses, por não se tratar de uma edição LTS (Long Term Support).
Quais são as suas impressões a respeito da nova versão do Ubuntu? Comente conosco!
Comentários