Software 29 Set
Embora a Microsoft já tenha encerrado o suporte oficial do Windows 8 e Windows 7, algumas tecnologias legadas continuaram “vivas” nesses sistemas operacionais que ainda estão instalados em uma parcela considerável de dispositivos. Uma delas é o Legacy DRM (Digital Rights Management), que também está prestes a ser descontinuado.
O Legacy DRM (Digital Rights Management) é uma tecnologia que protege o conteúdo de arquivos de mídia digital, limitando quem pode visualizar ou ouvir o material. Essa proteção é feita através de criptografia. Para ter autorização, usuários devem obter a licença com a chave criptográfica que desbloqueia o conteúdo do arquivo.
De acordo com a página de informações da Microsoft sobre funções removidas do Windows, serão descontinuados os serviços de gerenciamento de direitos herdados usados no Windows Media Player, Silverlight, Windows 7 e Windows 8. É informado que as seguintes funcionalidades serão desativadas nessas plataformas:
- Reprodução de conteúdo protegido na versão legada do Windows Media Player no Windows 7
- Reprodução de conteúdo protegido do Silverlight no Windows 8
- Reprodução de streaming de um cliente Silverlight ou Windows 8 para um Xbox 360
- Reprodução de conteúdo protegido copiado de um CD pessoal no Windows 7 usando o Windows Media Player
Introduzida em 1999, a primeira versão do Windows Media DRM chegou a bordo do Windows 98. Ele acabou sendo substituído pelo PlayReady em 2007, mas por questões de compatibilidade, permaneceu suportado no Windows 7 e Windows 8.
Segundo a Microsoft, o PlayReady permite uma distribuição mais segura de conteúdo multimídia pela web ao impor uma variedade de regras que podem ser escolhidas pelo provedor do conteúdo. Ele continuará disponível nas versões mais antigas do sistema operacional, embora as plataformas em si não sejam mais suportadas.
Comentários