
Google 01 Abr
O aplicativo de mensagens do Google embarcado em smartphones Android, Google Mensagens, está ganhando uma nova ferramenta para proteger seus usuários de nudes surpresa e de imagens de conteúdo sensível.
Com a novidade, ao detectar uma imagem do tipo, o aplicativo é capaz de borrar o conteúdo antes mesmo do destinatário abrir. O recurso é parte de um conjunto de ferramentas projetadas pelo Google para aumentar a privacidade do aplicativo, mas por enquanto, segue limitado a versão beta do Google Mensagens e está disponível apenas para um pequeno grupo de usuários.
Com o novo recurso, ao receber o alerta para um conteúdo, o usuário tem três opções: ver a imagem que está borrada, bloquear o remetente da mensagem ou ver por que o conteúdo foi sinalizado pelo aplicativo. Se a primeira opção for escolhida, é possível voltar a borrar a imagem mais uma vez – o que pode ser especialmente útil para navegar pela conversa em público ou no caso de emprestar o celular rapidamente para alguém.
Mas não é preciso se preocupar (tanto) com a sua privacidade: de acordo com a empresa, todo o processamento da imagem é feito no próprio dispositivo, sem a necessidade de enviar a foto para análise nos servidores da companhia. Esse processo acontece no Android SafetyCore, serviço do Android lançado pelo Google com foco em segurança e privacidade disponível desde o Android 9 (Pie).
Ao ativar a opção de alerta dentro do novo menu do aplicativo, o usuário também ganha uma nova opção para o envio de imagens sensíveis. Ao tentar enviar uma foto que contenha nudez, o aplicativo irá relembrar dos riscos envolvidos e solicitará uma confirmação para realizar o envio. Nada da desculpa de envios de nudes culposos – sem a intenção de enviar – por aqui.
Mas brincadeiras a parte, ao menos por enquanto, a opção funciona de forma diferente de acordo com a idade do usuário.
Enquanto vem desativada por padrão em celulares de adultos, precisando ser ativada manualmente, o recurso vem ativado automaticamente em celulares de adolescentes, sem a opção de desativação no caso das contas supervisionadas por um adulto através do Family Link. Para adolescentes entre 13 e 17 anos sem uma conta supervisionada, é possível desativar a opção manualmente se for o desejado.
Até o momento, a função detecta apenas imagens estáticas, não sendo capaz de identificar vídeos sensíveis (e picantes), e é ativada apenas quando um aplicativo compatível, a exemplo do próprio Mensagens, faz a requisição. Ainda de acordo com o próprio Google, o recurso não compromete a criptografia de ponta-a-ponta do protocolo RCS.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários