
Curiosidade 05 Fev
06 de fevereiro de 2025 0
Você provavelmente já enfrentou problemas onde um aplicativo para de funcionar, se recusa a atualizar ou simplesmente perde conexão com a internet. Adversidades como estas podem ter diversas causas, mas há um suspeito comum que as vezes passa despercebido: o Firewall do Windows.
Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira a seguir como identificar se a barreira de proteção é a causa do seu problema e como resolver este empasse sem comprometer a segurança do sistema.
Embora os antivírus tenham um papel importante, o firewall é uma das principais linhas de defesa do seu computador. Ele monitora o tráfego de rede e analisa tanto as conexões que chegam, quanto as que saem.
Mas nessa missão de proteger, a ferramenta pode falhar e bloquear o acesso à internet de aplicativos legítimos, como jogos, ferramentas de trabalho e plataformas de streaming. E como costuma operar de forma silenciosa, problemas relacionados a ele podem ser não só frustrantes, como também difíceis de identificar.
A forma mais óbvia de identificar se um programa está sendo bloqueado pelo firewall é se o Windows Security emitir uma notificação alertando que o recurso está bloqueando determinadas funções de um app, normalmente disponibilizando a opção para que você permita o acesso.
Se o alerta não foi mostrado, os sinais listados a seguir podem ser um forte indicativo de que a barreira pode estar interferindo no funcionamento do app:
Todos esses podem ser fortes indicativos de que o firewall é o grande problema, mas antes de seguir, precisamos tirar uma conclusão mais segura. Para isso, o que você pode fazer é desativar o Firewall do Windows rapidamente, verificar se os recursos voltaram a funcionar e reativar a barreira mais uma vez.
Para desativar o Firewall do Windows completamente, confira:
Se os recursos não voltaram durante a desativação, o mais provável é que o firewall não seja o problema. Se eles voltaram, reative o firewall mesmo assim e prossiga pelas seções a seguir para liberar a passagem do programa pela barreira. Lembre-se: o firewall é uma das principais linhas de defesa do seu computador, mantê-lo desativado não é uma opção.
Para reativar a proteção, acesse os mesmos três menus descritos acima e ative a chaves que foram desativadas. Se preferir, você pode reativar todas as opções de uma vez clicando em “Restaurar configurações”.
Agora que você já se certificou de que o problema é o firewall, chegou a hora de checar a lista de aplicativos da barreira e permitir o aplicativo que foi bloqueado. A listagem reúne os aplicativos que a ferramenta bloqueia ou permite em redes que são públicas e privadas.
Antes de seguir, certifique-se de que o aplicativo que você irá remover o bloqueio é seguro e não trará nenhuma ameaça para o seu computador. Para isso, confira a origem e desenvolvedor do programa e, se possível, procure por relatos de outros usuários na internet.
Conferido, prossiga:
Depois que o aplicativo for desbloqueado no firewall, suas conexões não deverão mais ser impedidas. Da mesma forma, entidades maliciosas externas poderão fazer o acesso ao app caso ele seja mal-intencionado ou esteja infectado. Por isso, reforçamos: se você não tem muita confiança sobre um aplicativo, não permita a conexão ou não o instale.
Caso o aplicativo que você estava procurando não apareça na lista, verifique se há regras genéricas para porta/IP e crie uma exceção manual. Se mesmo depois do desbloqueio o app continuar a apresentar inconsistências, tente verificar se o problema não é com o seu antivírus.
Se quiser checar o bloqueio mais a fundo, confira o log do firewall do Windows. Para isso, você tem duas opções disponíveis: através do Explorador de Arquivos ou através do Visualizador de Eventos. Não iremos nos aprofundar muito nestes tópicos agora, mas daremos uma breve visão sobre eles.
No primeiro, você pode navegar até C:\Windows\System32\LogFiles\Firewall e verificar os registros do arquivo pfirewall.log com o Bloco de Notas. Caso o arquivo não exista, você precisará ativar o registro do log através dos menus do Windows Security.
No segundo, você pode verificar os logs através do Visualizar de Eventos. Abra o Visualizador e navegue por: Logs de aplicativos e serviços > Microsoft > Windows > Firewall do Windows Defender com Segurança Avançada > Firewall. Observe o fluxo do tráfego de rede.
Se quiser monitorar a rede de forma mais detalhada, observando conexões, regras e protocolos, aplicativos de terceiros como o Wireshark e o GlassWire podem ajudar.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários