Segurança 11 Abr
Donald Trump voltou ao comando dos Estados Unidos e isso também deve acirrar ainda mais a disputa tecnológica do país com a China, uma vez que o republicano prometeu taxar todos os produtos de origem chinesa em 60%.
Aproveitando esse cenário, o presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Estados Unidos, Michael McCaul, sugeriu que o Departamento de Comércio revogue todas as licenças de chips concedidas para a SMIC.
A empresa chinesa, que é a principal parceira da Huawei, também precisaria aceitar uma inspeção física de técnicos do Departamento.
Essa delegação norte-americana seria enviada para a China em busca de verificar o tipo de maquinário que a SMIC tem usado e se a empresa está produzindo ilegalmente chips para a Huawei.
Economia e mercado 26 Mar
O presidente do Comitê também critica a administração Biden por não fiscalizar as sanções aplicadas contra a Huawei.
Há evidências crescentes de que a SMIC está violando as leis de controle de exportação dos EUA. Se a China não estiver disposta a concordar imediatamente com uma auditoria abrangente em todas as instalações da SMIC, o Departamento de Comércio deve pausar todas as licenças existentes.
McCaul ainda salienta que essa produção de chips avançados da SMIC tem ajudado a Huawei a desenvolver produtos de IA, algo que pode ajudar a China a superar os EUA no segmento.
Procurado pela Reuters para comentar o assunto, o Departamento de Comércio dos EUA disse que vai responder por "canais apropriados".
Por outro lado, a embaixada chinesa em Washington disse:
Alguns políticos dos EUA estão exagerando no conceito de segurança nacional e politizando ciência e tecnologia.
Comentários