Segurança 08 Ago
Em comunicado emitido nesta quinta, o Banco Central informou a ocorrência de um novo vazamento de chaves Pix sob a guarda da SHPP Brasil.
A instituição de pagamentos é vinculada a varejista Shopee, sendo que o incidente ocorreu entre os dias 2 e 4 de setembro por "falhas pontuais" em seus sistemas.
Conforme explica o BC, não foram expostos dados sensíveis dos clientes, como senhas, informações de movimentações, saldos financeiros ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário
As informações vazadas são de natureza cadastral, que não permitem a movimentação de recursos, nem acesso às contas ou outras informações financeiras.
Ou seja, estamos falando de nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, número e tipo da conta.
O Banco Central também esclareceu que já adotou medidas necessárias para apuração detalhada do vazamento e que serão aplicadas as sanções previstas na regulamentação.
Além disso, as pessoas que foram afetadas serão informadas apenas por meio do aplicativo ou internet banking das instituições de relacionamento.
Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.
Por fim, o BC disse que a comunicação do ocorrido faz parte da sua política de transparência, mesmo o caso sendo de baixo risco.
Comentários