Tech 16 Set
O mercado de inteligência artificial tem expandido em uma velocidade impressionante e, por causa disso, muitos conteúdos hoje são feitos por meio dessa tecnologia. Muitos desses conteúdos podem ser inofensivos, mas também ofensivos. Para ter controle disso, a Administração do Ciberespaço da China anunciou uma sinalização para conteúdos de IA.
Todo conteúdo gerado por IA generativa e que for postado online na China, deve receber uma sinalização vermelha obrigatória, independente do material gerado pelas máquinas. O plano ainda está em rascunho, mas deve ser implementado muito em breve.
A ideia é que esse plano rascunho seja implementado a partir de outubro oficialmente, mas parece que a China tem dado esse prazo para as plataformas se preparem para essa mudança, pois seria problemático algumas empresas permitirem a publicação de conteúdos gerados por IA sem uma sinalização clara de que não é um material humano.
O site The Register comenta que essa regulamentação generalizada é só mais um caso “típico” de como a China trata e controla a internet no país. Porém, essa ideia não parecer ser de todo mal, visto que muitos estão defendendo substituir mão de obra profissional por IAs.
Atualmente, muitos países, como EUA e outros, tem tido uma febre de processos judiciais que envolvem IA generativa, pois como disse Sam Whitman, da OpenAI, é praticamente “impossível” criar IAs sem fazer uso de material protegido por direitos autorais.
Evitando impactar de forma negativa o trabalho de muitos profissionais e outros artistas, esse tipo de sinalização pode ser adotada por outros países em um futuro próximo, já que essa tecnologia continua praticamente sem regulamentações. E você? O que acha do uso da IA generativa? Aproveite o tema e veja mais notícias sobre casos que envolvem o país asiático.
Comentários