LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TC Ensina: como verificar e personalizar seu @ no Bluesky com domínio próprio

03 de setembro de 2024 2

Depois do bloqueio do X (ex-Twitter) em solo brasileiro, a internet mundial viu um êxodo gigantesco de usuários em direção ao Bluesky. E apesar das redes compartilharem semelhanças, algumas diferenças podem confundir.

Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira a seguir como personalizar seu nome de usuário (@) na rede social, verificando sua conta através de um domínio próprio.

Como ser verificado no Bluesky e ter um @ personalizado

Um dos detalhes que mais chama a atenção dos novos usuários do Bluesky é o formato do nome de usuário. Afinal, você provavelmente já notou que após ter criado uma conta, seu @ não é apenas “@fulano”, mas sim “@fulano.bsky.social”.

Essa diferença se dá pela forma de organização da rede. O sufixo adicionado ao final do nome – no caso do padrão, “bsky.social” – indica o domínio da conta. E esse domínio, nada mais é do que a forma como um site é identificado na internet.

É isso mesmo. Sabe quando você precisa entrar aqui no TudoCelular e digita na barra do seu navegador o nosso endereço? Esse “tudocelular.com” é o nosso domínio. Da mesma forma como “google.com” é o do Google, “youtube.com” é o do YouTube... você pegou a ideia.

Imagem: acervo TudoCelular

O Bluesky adota a mesma ideia para verificar a sua conta. Ao linkar com um domínio externo, você demonstra relevância e confiabilidade – assim como acontece com os sites na internet.

Então, se alguém aparece com um sufixo que remete ao domínio de um veículo de mídia confiável ou a um órgão estatal, por exemplo, você sabe que está lidando com uma pessoa verificada pela própria instituição.

Mas você não precisa fazer parte de uma grande organização para ter um domínio. Você pode adquirir o seu domínio próprio e personalizar o seu nome de usuário no Bluesky, verificando a sua conta. O processo é relativamente simples e pode ser feito seguindo as etapas das categorias abaixo:

Compre um domínio

Existem vários sites onde você pode adquirir um domínio. Nestes sites, conhecidos oficialmente como Registrars, você irá verificar a disponibilidade de um endereço e pagar para ter um espaço da internet no seu nome.

A seguir, listamos alguns dos sites mais conhecidos do mercado nacional para fazer esse processo. Você pode escolher qualquer um deles, inclusive optando pelo de menor preço.

Para quem não quer ou não pode pagar, é possível usar serviços alternativos que oferecem subdomínios de graça, como o ceuazul.online.

Depois de ter entrado em um dos sites da lista acima, o processo é basicamente o mesmo: busque o domínio que você deseja na barra de pesquisa e veja se ele está disponível. Você pode optar pelos famosos .com, .com.br ou .net, ou apostar em uma extensão diferente (tem muita opção disponível).

HostGator

Escolhido o domínio desejado, é só partir para compra. Não tem mistério, é como comprar em uma loja online qualquer. Negue qualquer serviço extra: nada de hospedagem, e-mail ou privacidade avançada. Para o Bluesky, tudo o que você irá precisar é do domínio.

Concluída a compra, parabéns: você é dono do seu próprio terreno na web.

Encontre a área de configuração de DNS

De forma simplificada, o DNS – um acrônimo para Domain Name System – funciona como a agenda de contatos do seu smartphone. Da mesma como você não lembra os números de telefone das pessoas sem recorrer a agenda antes de fazer uma chamada, você provavelmente não lembraria os endereços dos sites que gosta de acessar se tivesse que inserir os números de um endereço IP.

Imagina ter que digitar “151.101.2.133” ao invés de “tudocelular.com” na barra de endereços sempre que precisasse acesse o nosso site? Então, o DNS é o responsável por fazer essa tradução e facilitar o processo.

Para linkar o Bluesky ao seu domínio e verificar sua conta, você precisará fazer uma configuração de DNS; mas fica tranquilo que é bem fácil. Primeiro, você precisa encontrar a área de configuração de DNS dentro do painel da plataforma onde você fez a compra.

No HostGator, que é o que usaremos de exemplo, o caminho é o seguinte:

  • Clique na opção de “Domínios”, na barra lateral, e no domínio adquirido, clique em “Configurar domínio”.

  • Na nova tela, clique no botão “Mostrar configuração manual de Zona de DNS” e confirme a ação no pop-up.

Pronto, por enquanto é só, você encontrou a área de configuração de DNS. Deixe essa aba aberta no seu navegador e confira a seção a seguir.

Caso você tenha adquirido seu domínio em outro site, não tem problema. No GoDaddy, por exemplo, você pode acessar a área de configuração de DNS a partir do seguinte caminho: clique no seu nome de usuário, no menu superior, e navegue por “Meus Produtos” > “Gerenciar DNS”.

No Registro.br, acesse o painel de “Domínios”, clique no domínio que você adquiriu, desça até a opção “DNS” e clique em “Informar servidores DNS”. No pop-up, clique em “Informar servidores DNS”.

Caso você tenha escolhido algum outro serviço para compra do domínio e não esteja conseguindo achar a área de configuração, entre em contato com o suporte da plataforma para que eles te instruam.

Ligando o Bluesky ao seu domínio

Agora chegamos numa parte crucial: vamos ligar o seu domínio ao Bluesky (ou vice-versa). Para isso, primeiro nós precisamos das informações da rede social para registrar um novo DNS no seu domínio. Fica tranquilo que essa parte também é fácil:

  • Com o site do Bluesky aberto no seu navegador, acesse o menu lateral de opções, clique em “Settings” e vá em “Change my handle”;
  • No novo pop-up, clique em “I have my own domain”.

  • A rede te direcionará para um novo formulário. No primeiro campo, insira o domínio que você comprou. No nosso caso, vamos continuar usando o ensina.net a título de exemplo;
  • Inserido o domínio, clique em “Copy Domain Value”.

Pronto, agora nós precisamos voltar para a plataforma onde compramos o domínio. Deixe a aba do Bluesky aberta, volte para aba da plataforma e siga as instruções:

  • De volta a aba da plataforma, clique em “Adicionar novo registro” (ou algo do tipo). Um novo formulário será mostrado.
  • Preencha os campos com as informações fornecidas pelo Bluesky:
    • Em “Tipo”, selecione TXT;
    • Em “Nome”, coloque “_atproto”;
    • TTL não precisa mexer;
    • Em “Texto” ou “Valor”, coloque as letras de “Value” do Bluesky. Se você apertou o botão de copiar, basta colar aí.
  • Clique em “Adicionar” ou “Salvar”.

Agora que você salvou, a parte da plataforma do domínio foi finalizada. Vamos terminar o processo no Bluesky.

Sua nova @

Depois de registrar o DNS, é hora de ter um pouco de paciência. Aproveite para pegar uma água ou fazer um lanche e volte em cerca de 5 minutos. Esse é o tempo típico para o registro do DNS se propagar na rede.

Após o intervalo, volte para a aba do Bluesky que você deixou aberta (assim espero) e clique em “Verify DNS Record”. A partir daí, duas coisas podem acontecer: ou tudo dá certo e o nome do seu usuário é atualizado na hora, ou você terá que esperar mais um pouco.


Oficialmente, os registros de DNS podem demorar até 72 horas para serem atualizados, no entanto, na grande maioria dos casos, a propagação acontece em 5 minutos – e os que não acontecem nesse tempo, costumam acontecer em até 2 horas.

Então, se as coisas não acontecerem instantaneamente, faz um lanche mais longo, faz uma hidratação mais pausada, e aperta o botão novamente. Nesse ponto, se você fez tudo certinho, não precisa mais resolver nada com o provedor do domínio; é só esperar e apertar o botão.

Agora, se o prazo das 72 horas já passou e mesmo assim não deu certo, é bem provável que você tenha cometido algum erro em algum dos passos que nós explicamos acima. Volta tudo, refaz e tenta novamente.

Se mesmo assim não funcionar, entra em contato com o suporte do serviço onde você contratou o domínio e explica o que está acontecendo para que eles possam te auxiliar.

Bluesky

Desenvolvedor: Bluesky PBLCC

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo


2

Comentários

TC Ensina: como verificar e personalizar seu @ no Bluesky com domínio próprio
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa