Curiosidade 13 Ago
Para algumas pessoas das gerações anteriores, nascidas em um mundo predominantemente analógico, os smartphones ainda podem parecer como um grande desafio. Mas é possível tornar essa tecnologia mais acessível e fácil de usar, sabia?
Hoje, em sequência a nossa série de dicas e tutoriais, confira a seguir como simplificar o funcionamento de um smartphone ou tablet Android, tornando-o mais amigável para idosos.
Apesar de estarem completamente inseridos nos costumes da sociedade atual, os smartphones ainda podem ser um grande desafio para pessoas mais velhas. Por conta disso, facilitar o uso deste aparelho pode ser uma ótima forma de inclusão.
O Android conta com ajustes que podem facilitar essa adaptação, com opções para aumentar a exibição de ícones e textos na tela, adicionar botões para navegação, incluir widgets para ligação direta e, no caso de alguns fabricantes, um modo fácil, que simplifica o uso do sistema.
E como estamos falando de Android, caso tudo isso ainda não seja suficiente, é possível instalar um aplicativo de launcher capaz de mudar toda a interface do aparelho, simplificando o uso ainda mais.
Navegue pelas categorias a seguir:
- Ative o Modo Fácil do smartphone
- Aumente o texto
- Aumente o teclado
- Aumente os itens da interface
- Adicione botões de navegação
- Use um widget para discagem direta
- Desinstale ou desative aplicativos desnecessários
- Usando launchers de terceiros
- Dicas extras
Alguns caminhos e opções das instruções a seguir podem mudar de acordo com o fabricante do aparelho. Na dúvida, utilize a busca do menu de configurações e procure por termos semelhantes ou um pouco mais genéricos, como “navegação” ou “botões” ao invés de “Barra de navegação”.
Ative o Modo Fácil do smartphone
Algumas fabricantes de smartphones incluem em seus aparelhos um modo simplificado para uso do dispositivo, mas esse modo pode variar de nome de acordo com a marca do telefone. Na Samsung, por exemplo, ele se chama “Modo Fácil”, mas já vimos “Modo Simples” em outras marcas.
Independente do nome da função, as mudanças são praticamente as mesmas. Uma vez ativado, os itens da interface do sistema ficarão maiores e a fonte, além de maior, também ficará mais pesada, com mais destaque.
Confira a seguir como ativar o recurso:
- No seu dispositivo Android, abra o app de “Configurações”;
- Toque em “Visor”;
- Agora, deslize a tela para baixo e toque em “Modo fácil”;
- Ative a chave da opção “Modo fácil”.
No caso do “Modo fácil”, da Samsung, um widget para ligação direta também é adicionado a uma das visões da tela inicial. Toque nos espaços de contato para adicionar os principais contatos da pessoa. Caso a função do smartphone que você está configurando não faça isso automaticamente, adicione um widget de contato a tela inicial, da mesma forma.
Além disso, termine de fazer as configurações necessárias. Adicione os ícones dos principais aplicativos de uso à tela inicial e remova os que não serão usados, remova menus e interfaces desnecessárias e, se achar que é preciso, volte com os botões de navegação do Android.
Aumente o texto
Não é incomum ver idosos com dificuldade de ler os textos exibidos nas telas do seus smartphones. Felizmente, é possível aumentar a fonte do sistema, facilitando o uso e a leitura. Confira:
- Abra o app de “Configurações”;
- Toque em “Visor”;
- Deslize a tela para baixo e toque em “Tamanho e estilo da fonte”;
- No novo menu, defina o novo tamanho da fonte. Ative também a chave de “Fonte em negrito” para aumentar a legibilidade dos textos.
Aumente o teclado
Além da fonte e dos itens da interface, você também pode aumentar o teclado do Android. Isso pode não apenas diminuir os erros de digitação, ajudando com que a pessoa aperte os botões corretos, mas também diminuir o cansaço visual para aqueles que possuem alguma dificuldade em enxergar.
Em grande parte dos aparelhos com Android, o teclado padrão é o Gboard – e na nossa experiência, ele e o Swiftkey são os melhores para fazer o redimensionamento das teclas, aumentando consideravelmente de tamanho.
Por conta disso, recomendamos a instalação de um dos dois no dispositivo que você está configurando (mas caso opte por outro teclado, tudo bem). Confira as instruções:
- Com o teclado aberto, toque no ícone de quatro pontos (Gboard) ou de três pontos (Swiftkey) exibidos na barra superior;
- Toque em “Redimensionar”;
- Arraste os limites superior e inferior do teclado para aumentar o espaço dele na tela, deixando o mais confortável para digitação;
- Toque no ícone de check para confirmar a alteração.
Aumente os itens da interface
Agora que você já aumentou os textos e o teclado, chegou a hora de aumentar os itens da interface em geral. Assim, será possível ver melhor os ícones e os elementos gráficos. Confira:
- Abra o app de “Configurações”;
- Toque em “Visor”;
- Deslize a tela para baixo e toque em “Zoom da tela”;
- No novo menu, defina o quanto quer aumentar o zoom da tela. Veja como a interface ficará no nível de zoom definido.
Além de aumentar os itens, organize os itens da interface. Adicione os ícones dos principais aplicativos à tela inicial e remova os que não serão usados. Para mais, remova menus e interfaces desnecessárias e, se achar que é preciso, volte com os botões de navegação do Android – como explicamos na seção logo a seguir.
Adicione botões de navegação
Para muitas pessoas, inclusive mais jovens, a navegação por gestos do Android (e de outros sistemas) é confusa e ineficiente. Para elas, os botões de navegação são uma proposta mais simples e objetiva. Como estes botões se assemelham a ideia dos antigos botões físicos dos smartphones, é possível que a navegação com eles seja inicialmente mais intuitiva e de fácil coordenação em comparação a navegação por gestos.
Felizmente, o sistema permite que o usuário volte com os botões ancorados na parte inferior da tela de forma bastante simples. Confira as instruções:
- Abra o app de “Configurações”;
- Toque em “Visor”;
- Deslize a tela para baixo e toque em “Barra de navegação”;
- Na nova tela, selecione “Botões”. Os botões de navegação aparecerão na parte inferior da tela. Caso queira fazer ajustes nos botões, toque em “Mais opções”.
Use um widget para discagem direta
Se a pessoa para quem você está configurando o dispositivo tem dificuldade em encontrar as pessoas para quem quer ligar a partir da lista de contatos, adicionar um widget a tela inicial com os principais contatos pode ser de grande ajuda. Esse widget permitirá a ela ligar para alguém com apenas um toque.
Para adicionar o widget de discagem direta a tela inicial, confira:
- Toque e segure sobre um espaço vazio da tela inicial do Android;
- Agora, toque em “Widgets”;
- Procure pelo widget de “Discagem direta” (ou algo do tipo);
- Toque e segure sobre o widget para arrastá-lo para a tela inicial;
- Selecione os contatos desejados e toque em “Concluir”. O widget aparecerá na tela inicial com os contatos selecionados.
Para fazer a ligação, toque sobre o ícone de cada pessoa para realizar a discagem direta. Recomendamos posicionar o widget no lugar da tela menos propenso a toques (e agora, chamadas) acidentais.
Caso o widget do seu Android não permita muitos contatos, como acontece no nosso exemplo onde é possível incluir apenas quatro pessoas, saiba que é possível adicionar cópias do mesmo widget. Apenas tenha cuidado para não deixar a tela muito confusa.
Desinstale ou desative aplicativos desnecessários
Como você já deve ter percebido nas seções até aqui, um dos principais pontos de preparar um smartphone para uma pessoa idosa é apostar na simplificação, deixando o necessário a um toque de distância.
Mas da mesma forma como é preciso deixar os aplicativos e recursos mais usados a um toque, remover os itens desnecessários é igualmente essencial. Por isso, navegue pelo aparelho e desinstale ou desative os aplicativos que a pessoa não irá utilizar.
Tente deixar tudo o mais simples e claro possível. Se encontrar aplicativos que você não consegue remover ou desativar, e que a pessoa não vai usar, coloque-os todos em uma pasta única, fora da tela principal. Em seguida, explique de forma bem simples o que são esses aplicativos.
Usando launchers de terceiros
Apesar de todas as dicas abordadas aqui serem muito válidas para deixar o Android com uma aparência mais simples e amigável para uma pessoa idosa, elas ainda podem não ser o suficiente. Afinal, eles podem ficar receosos ao ver muitos ícones e widgets na tela inicial.
Para simplificar as coisas ainda mais, você pode considerar instalar launchers específicos para este tipo de situação. Eles mudarão a estética do sistema, deixando de lado o padrão [tela inicial + gaveta de aplicativos].
No caso dos launchers que listaremos aqui, eles trazem todas as funções mais básicas para a tela inicial do smartphone, em ícones grandes e bem destacados. Assim, a pessoa poderá ter um acesso simplificado a funções, aplicativos e informações.
Confira a seguir a lista de launchers indicados. Clique sobre os links para ir direto para a loja de aplicativos.
Além dos launchers listados acima, específicos para esse tipo de situação, você também pode recorrer a um launcher minimalista, como o Flow Minimalist ou o Indistract, por exemplo. Eles não têm a mesma proposta, mas também podem simplificar bastante o uso do aparelho.
Dicas extras
No dia a dia, se possível, e durante o processo de configuração do aparelho, tente encorajar a pessoa a mexer no smartphone, fazendo com que ela perca o pavor da tecnologia. Se ela demonstrar interesse, explique o que está fazendo e porque está fazendo.
Depois de um tempo, para que ela tenha mais autonomia, comece a ensinar coisas básicas, como aumentar o volume do toque de chamada, realizar buscas no Google ou abrir um vídeo no YouTube, por exemplo. Tente desmistificar que a tecnologia é algo difícil e tenha paciência.
Durante o processo, informe a ela sobre possíveis golpes e pessoas mal-intencionadas, fazendo até uma analogia com o próprio mundo real. Instrua para que ela não acredite em tudo o que vê, para que não passe seus dados pessoais para ninguém e para que não acesse conteúdos suspeitos. Ofereça ajuda prévia para essas situações.
Além disso, configure o aparelho dela para que possa ser encontrado caso seja perdido ou esquecido em algum lugar. Para ter mais informações sobre isso, confira esse nosso outro tutorial:
Comentários