Google 03 Jul
Quando o Google liberou a primeira beta do Android 15 em abril descobrimos que o sistema teria uma nova API para facilitar o gerenciamento de criptografia em aplicativos. Agora linhas de código no Android 15 Beta 3.1 indicam que o sistema será similar ao encontrado no iOS 17 com a Verificação de Chaves de Contato.
Segundo o Android Authority, a API E2eeContactKeysManager do Android 15 será gerenciada pelo Google Play Services e armazenará as chaves criptográficas das conversas de forma que os usuários possam verificar se a segurança dos aplicativos foi comprometida.
Veja as Chaves de Contato listadas em 3 atividades no Google Play Services do Android 15 abaixo:
Um trecho das linhas de código mostra como isto poderá ser feito usando um código QR:
Escaneie o código QR no telefone deste contato. Isso confirmará a criptografia entre seus telefones para todos os aplicativos criptografados de ponta a ponta. Para fazer isso, eles precisarão abrir o aplicativo Contatos do Google.
Peça a este contato para digitalizar seu código aqui, que você também pode acessar em Configurações de contatos. Você também pode comparar os números específicos do aplicativo.
Analisando o código, podemos entender que as Chaves de Contato dependerão do aplicativo Contatos do Google para exibir o código QR. No iOS 17.2, os usuários podem ativar um alerta após cada verificação para saber se a sua comunicação está com a criptografia de ponta-a-ponta ativada.
Na imagem acima, o iMessage mostra uma notificação indicando que a pessoa está usando um dispositivo desconhecido para conversar, o que pode indicar que a criptografia foi quebrada e acessada por hackers.
Comentários