Software 11 Out
Atualização (14/10/2024) - YB
Já fazem bons anos desde que o Windows 10 foi lançado e, recentemente, soubemos que o sistema operacional da Microsoft deixará de ter suporte já em 2025. Agora, dia 14 de outubro, falta exatamente um ano para isso acontecer. Mesmo sendo o sistema operacional mais usado no mundo atualmente, essa decisão tomada por sua criadora parece imutável.
Com o fim do suporte oficial do Windows 10, o SO ficará completamente desprovido de novas atualizações de segurança, suporte técnico e também correções de bugs. Algumas empresas poderão optar também pela assinatura de um plano estendido que garante atualizações por um breve período, mas o fim é um só.
Continuar usando o Windows 10 mesmo após o fim do seu suporte resultará em um computador mais vulnerável em temros de segurança, o que pode fazer com que hackers e vírus tenham acesso garantido a sua máquina. Por causa disso, é necessário fazer quase que obrigatoriamente a mudança de SO.
A ideia da Microsoft aqui é migrar seus usuários para o Windows 11, que por sua vez tem recebido melhorias frequentes, mas que ainda não caiu nos amores popula devido a problemas, mesmo se passando 3 anos de seu lançamento.
Como mencionado anteriormente, o Windows 10 continua sendo o mais popular sistema operacional em atividade. Conforme mostrado em um relatório da StatCounter, o win10 conta com uma fatia de mercado de 62,7%, enquanto o Windows 11, que a Microsoft deseja emplacar, conta com apenas 33% desde 2021.
Ainda nos relatórios, é dito que o Windows 7, mesmo com seu suporte encerrado desde 2020, ainda conta com uma fatia de mercado de 2,8% de usuários fieis. Não é obrigado trocar de sistema, mas contar com um atualizado, principalmente em empresas, é fundamental. Confira mais notícias sobre o SO da Microsoft.
Texto original - 24/05/2024
Windows 10: Microsoft atualiza página oficial para informar usuários sobre fim do suporte
A Microsoft atualizou sua página oficial de suporte para informar usuários sobre o fim do ciclo de vida do Windows 10, que deixará de receber atualizações de segurança em outubro de 2025. O site da empresa agora fornece informações, ferramentas e dicas para aqueles que estão usando o sistema operacional de 2015.
A página — que antes listava apenas o Windows 7 e Windows 8.1 (descontinuados em 2020 e 2023, respectivamente) — passou a lembrar os usuários sobre o fim de suporte do Windows 10, alertando que essa versão deixará de receber atualizações de segurança e suporte técnico em 14 de outubro de 2025.
Como recomendação, a empresa indica que os usuários atualizem seus computadores para o Windows 11 — isto é, caso sejam compatíveis com os requisitos mínimos da atual versão do sistema operacional. A página destaca os novos recursos do Windows 11, além de exibir um comparativo de recursos com o Windows 10.
Para aqueles que não possuem um PC compatível com Windows 11, a Microsoft exibe um guia para comprar um novo desktop ou notebook que sai da fábrica já executando a versão mais recente do sistema operacional. Além disso, a página mostra como fazer a transferência de arquivos do computador antigo para um novo dispositivo.
A versão do sistema operacional mais usada no mundo ainda é o Windows 10, com 67,23%, enquanto seu sucessor ainda detém somente 28,18%. Curiosamente, em março, a geração mais antiga do software observou um ligeiro crescimento na parcela de usuários, denotando uma baixa preferência pelo Windows 11.
É importante ressaltar que existem riscos em utilizar um sistema operacional que perdeu o suporte da empresa. Sem atualizações de segurança, o Windows 10 pode não saber lidar com novos tipos de malwares, deixando o computador exposto a invasões.
Para aqueles que precisam de mais tempo para migrar para o Windows 11, a Microsoft oferecerá o Programa de Segurança Estendida que, pela primeira vez, poderá ser adquirido por usuários domésticos — e não somente por empresas.
Embora a Microsoft já tenha revelado que os clientes corporativos poderão desembolsar US$ 61/ano (cerca de R$ 315/ano) por PC para receber atualizações de segurança após a data de encerramento de suporte do Windows 10, ainda não há informações sobre o valor que será cobrado dos usuários domésticos.
Você ainda utiliza o Windows 10? Relate sua experiência abaixo!
Comentários