Curiosidade 25 Abr
O Google pretende lançar em breve para todos uma nova atualização focada nas Android TVs, com intuito de resolver um problema de privacidade do e-mail de seus usuários. O Gmail no sistema operacional Android TV, presentes em diversas TV Smart, pode ser acessado automaticamente com APK do Chrome.
Esse problema foi relatado por um canal no YouTube que fez alguns testes para descobrir se é possível ou não ter seu Gmail acessado por terceiros por essa falha de privacidade, que o Google tem buscado corrigir após pressões.
Já que o Android TV é apenas o Android padrão adaptado, é necessário que uma conta Google seja cadastrada para acessar a loja de downloads da TV, além de facilitar o login em aplicativos permitidos da Play Store. Apesar de não ter o Chrome na TV por motivos de privacidade e segurança, existem outras formas de obtê-lo.
O YouTuber Cameron Gray mostrou os problemas de privacidade em vídeo que baixa e instala o navegador por outros meios que podem ser alcançados pela própria Play Store.
No vídeo, Gray consegue instalar um navegador de terceiros chamado “TV Bro”, que por sua vez está disponível na Play Store. Por meio desse aplicativo, ele consegue fazer o download e instalação do Chrome por meio de um APK, sem dificuldades. O navegador não tem suporte para o controle, nesse caso é necessário usar teclado e mouse.
Após ter feito tudo isso, basta abrir o Chrome e acessar o Gmail para conseguir entrar em vários outros serviços Google. O vídeo foi apresentado a empresa pelo gabinete do senador Ron Wyden. Contudo, a gigante da tecnologia, disse que esse era um comportamento esperado e que não havia problemas de segurança, mas que trabalharia em uma solução após pressão.
Um porta-voz do Google chegou a comentar com a 404 Media sobre:
A maioria dos dispositivos Google TV que executam as versões mais recentes do software já não permitem esse comportamento retratado. Estamos no processo de lançar uma correção para o restante dos dispositivos.
Segundo o representante da empresa, algumas versões mais recentes já resolveram o problema, mas ainda chegará para todos. A empresa destaca a importância de sempre manter o software mais recente instalado. O Android tem tido melhorias de segurança, principalmente com sua nova versão, o Android 15.
Comentários