
Economia e mercado 01 Nov
01 de novembro de 2023 28
Atualização (01/11/23) - JB
Após muita polêmica na web, a Huawei resolveu se manifestar sobre o bug que está identificando o aplicativo do Google como "vírus" em seus smartphones.
De acordo com a fabricante chinesa, tudo não passa de um engano do aplicativo "Optimizer", sendo que ele usa o banco de dados da Avast para fazer esse tipo de verificação.
O mecanismo de detecção e remoção de vírus é fornecido pela Avast. Eles atribuem o acionamento do aviso de vírus a ações inadvertidas causadas por certas modificações no aplicativo do Google. A Huawei está abordando ativamente essa questão e trabalhando para sua resolução.
A empresa também se comprometeu a investigar a situação e lançar uma atualização que remove esse alerta dos smartphones afetados.
Além disso, a Huawei acredita que não há qualquer problema no firmware dos aparelhos. Logo, a responsabilidade pelos alertas é do Avast, mas a empresa responsável pelo antivírus não comentou o assunto.
Texto original (31/10/23)
O serviço de segurança dos smartphones da Huawei começou a identificar o aplicativo do Google como um "vírus" nesta semana e pegou muita gente de surpresa em todo o mundo.
Os relatos estão sendo postados nas redes sociais em diversos países, sendo que os aparelhos afetados são aqueles que foram vendidos antes das sanções dos Estados Unidos. Ou seja, aqueles que contam com todos os serviços e aplicativos do Google de forma nativa.
Em um relato publicado no Reddit, um usuário disse que o bug foi notado no seu Huawei P10 no fim de semana, sendo que ele teria desinstalado o app, mas, mesmo após fazer a reinstalação, o sistema ainda reconheceu o aplicativo como uma ameaça de segurança.
Um detalhe comum em todas as capturas de tela é que o aplicativo do Google é identificado com a ameaça "TorjanSMS-PA".
O serviço de segurança da Huawei ainda cita que essa ameaça é capaz de enviar SMS de forma privada, forçar os usuários a pagar conteúdo adulto, baixar ou instalar aplicativos ou ainda roubar informações privadas.
Por fim, é recomendada a desinstalação do aplicativo do Google de forma imediata. Por enquanto, não foi identificado um motivo específico para que esse problema tenha acontecido.
Ainda assim, tudo pode ser apenas uma falha no serviço de segurança da Huawei. Para corrigir o problema é simples: basta limpar os dados e o cache do aplicativo "Optimizer".
Até o momento, a Huawei não comentou o assunto.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários