LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Atualização do Windows 11 causa bug que impede uso do Google Chrome; veja como resolver

15 de junho de 2023 4

Usuários do Windows 11 parecem estar enfrentando dificuldades para utilizar o Google Chrome após instalarem a última atualização do Patch Tuesday. De acordo com relatos coletados desde a última quarta-feira (14), a nova versão do sistema operacional traz um problema que faz programas de antivírus impedirem a execução do navegador.

Após instalarem a atualização KB5027231 do Windows 11, os usuários perceberam que o Google Chrome não aparece na tela ao tentar executá-lo — mesmo que estivesse listado entre as tarefas do Gerenciador de Tarefas. Isso parece ocorrer por conta de um erro de proteção dos antivírus, mas há formas de corrigir o problema temporariamente.

Atualização KB5027231 foi liberada para todos na última terça-feira (13) (Imagem: Reprodução)

Funcionários do Malwarebytes disseram, no fórum da empresa, que a raiz do problema deve estar no próprio sistema operacional após a atualização, e acrescentam que estão trabalhando ativamente em uma correção definitiva para o bug. Enquanto isso, um usuário descobriu ser possível fazer o navegador voltar a funcionar ao desativar o antivírus.

Os funcionários da desenvolvedora do antivírus também forneceram algumas medidas que podem corrigir o problema temporariamente para que os usuários possam abrir o Chrome, e a mais segura delas é tentar configurar o Google Chrome como navegador padrão do Windows, uma vez que não requer a desativação de qualquer proteção do Malwarebytes.

Para isso, siga o caminho:

  • Clique em Iniciar e vá para as Configurações;
  • Clique na seção “Aplicativos”, e então, entre em “Aplicativos padrão”
  • Role a tela para encontrar e clicar em “Google Chrome”;
  • Clique em “Definir padrão”.

Embora a maioria das reclamações cite o Malwarebytes, alguns usuários afirmam que outros antivírus também estão causando esses problemas. Um dos prejudicados diz que a falha ocorre quando qualquer navegador baseado em Chromium — Microsoft Edge, Opera e Vivaldi, por exemplo — está definido como padrão, mas isso ainda não foi confirmado.

(Imagem: Reprodução)

O Malwarebytes, que já apresentou um bug que impediu acesso aos serviços do Google, disponibilizou uma correção em sua nova versão beta, mas para aqueles que preferem utilizar a versão estável com maior garantia de uma experiência livre de problemas, a recomendação é seguir uma das medidas temporárias inseridas acima.

Veja mais!


4

Comentários

Atualização do Windows 11 causa bug que impede uso do Google Chrome; veja como resolver
  • Eu estava com este problema, mas no Maxthon. Acabei perdendo a paciência e desinstalando, achando que era bug no navegador.... aff.

      • Estou tendo instabilidades com o Chrome já há algumas semanas e não só no Windows mas também no Arch. Demora para abrir ou carregar uma página, indisponível para uso por vários minutos após ligar a máquina e lentidão intermitente.

        • kkkkkkk que ridículo isso! Muito conveniente esse bug. O mais engraçado de tudo é que o Edge é baseado no chromium, ou seja, os caras usam a plataforma do Google, mas não querem deixar os usuários usarem o Chrome.

            Android

            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

            Android

            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

            Especiais

            Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

            Software

            Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2