
Segurança 23 Fev
19 de abril de 2023 0
O número de invasões hackers e roubo de dados aumenta a cada ano no Brasil e no mundo. Diante desse cenário, a VAIO, uma marca japonesa de tecnologia, divulgou algumas dicas para ajudar a todos a protegerem seus notebooks corporativos.
Proteger os computadores se tornou uma tarefa ainda mais importante e bem complexa, mas algumas ferramentas e recursos ajudam a diminuir as possibilidades de ataques de hackers e até mesmo contaminações por vírus que podem “roubar” arquivos.
A primeira dica do gerente de Produtos Corporativos na Positivo Tecnologia, que no mercado brasileiro representa a VAIO, Fabiano Takahashi, é que é importante que os modelos possuam um processador dotado da criptografia Trusted Plataform Module (TPM).
Um processador de criptografia que oferece mais segurança ao usuário durante a inicialização do sistema operacional por contar com proteção e ponta a ponta, além de fazer operações criptográficas fora da CPU e do sistema operacional.
Outro recurso facilmente encontrado no mercado é o acesso por biometria, que nada mais é do que o uso de atributos físicos e biológicos para identificação de um usuário. Sem dúvidas, aumenta a proteção para o dispositivo corporativo.
“Os leitores de impressão digital de notebooks VAIO, por exemplo, permitem ao usuário desbloquear seus computadores por meio da digital, uma forma muito mais segura do que por senha ou PIN. Além disso, outros tipos de biometria são os reconhecimentos de íris, facial e de retina”, comentou Takahashi.
A câmera do computador também pode ser um caminho para que hackers invadam a rotina dos usuários e os “observem” e “vigiem” sem que percebam. Por isso, ter uma cobertura física de webcam em notebooks é simples e fundamental.
Para evitar esse tipo de invasão, seja na empresa ou dentro de casa, uma alternativa são os modelos de notebook que vêm com sistema mecânico de abertura e fechadura da webcam. Caso o modelo não tenha esse mecanismo, algo físico precisará ser feito.
Além de se cercarem para evitar invasões, usuários corporativos e até domésticos precisam se preocupar em ter um plano B para diminuir os prejuízos caso sejam vítimas de um ataque cibernético. Sendo assim, algumas práticas são fundamentais.
A recomendação é fazer back-ups, instalar as atualizações frequentes do sistema operacional e, claro, a utilização de um bom antivírus. Quanto mais atual um ecossistema for, mais difícil ficar para os hackers invadirem, já que muitas brechas são fechadas.
Por fim, o chamado “comportamento seguro” precisa ser sempre seguido. Medidas simples podem ajudar na proteção, como ficar atento e tomar cuidado ao clicar em links de sites desconhecidos e não utilizar o salvamento de dados pessoais em sites bancários.
Ações como essas podem evitar que os hackers atuem de forma facilitada. Além disso, escolher senhas forte com caracteres variados e mecanismo de dupla autenticação são boas práticas que podem ser exploradas para aumentar a segurança.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários