
Curiosidade 21 Mar
Se você acompanha o nosso feed diário, então provavelmente já percebeu que além de te manter informado sobre tudo o que acontece no mundo da tecnologia, nós estamos sempre tentando acrescentar conhecimento ao seu dia a dia, com dicas e tutoriais para que possa extrair o máximo de seus dispositivos e aplicativos; esse é o TC Ensina!
Hoje, dando sequência a essa rotina, apresentamos mais uma dica; dessa vez, para usuários de Mac! Aprenda a seguir como desinstalar aplicativos e programas do seu computador Apple!
Pondo de lado as exceções, de forma geral, programas são os maiores responsáveis por consumir armazenamento do seu Mac; ainda mais quando são instalados, não utilizados, e esquecidos na memória do computador.
Mas não se assuste! Desinstalar aplicativos é uma tarefa bastante simples e, na grande maioria das vezes, tomará apenas alguns segundos do seu tempo. A seguir, confira os métodos disponíveis para realizar o processo.
Para desinstalar aplicativos baixados através da App Store, usar o Launchpad pode ser a forma mais simples. Confira os passos a seguir.
Pronto, você aprendeu a remover aplicativos através do Launchpad! Se a opção de exclusão não ficou disponível através das instruções dadas, talvez seja necessário recorrer ao método destacado na categoria a seguir, usando o Finder.
Para desinstalar aplicativos baixados a partir da internet, usar o Finder pode ser a alternativa mais simples. Confira os passos a seguir.
Pronto, você aprendeu a remover aplicativos usando o Finder! Para liberar completamente o espaço ocupado pelo app, basta limpar a lixeira.
Se mesmo depois de apagado você ainda notar processos relacionados ao app rodando na máquina ou arquivos relacionados, confira o método destacado na seção abaixo.
Por trazerem seus próprios utilitários e, por vezes, por acabarem se espalhando por diversas pastas do sistema, preenchendo bibliotecas, drivers e painéis de preferência, alguns programas não podem ser removidos completamente através dos métodos destacados acima.
Na verdade, eles até podem, uma vez que o conteúdo da pasta da aplicação será apagado. No entanto, processos e arquivos relacionados a aplicação continuarão a existir, consumindo processamento e espaço de armazenamento.
Nesses casos, utilizar o desinstalador da aplicação ou pacote pode ser a melhor opção. Confira os passos a seguir.
Caso não encontre o desinstalador dessa forma, uma boa opção pode ser acessar a pasta do programa dentro da seção de Aplicativos.
Pronto, você aprendeu a remover programas através do desinstalador embutido! Esse processo de remoção deverá eliminar todos os processos e arquivos relacionados a aplicação ou pacote desinstalado.
Caso o programa desejado não tenha um desinstalador próprio, ainda é possível garantir que nenhum arquivo relacionado ficará para trás. Para isso, confira a seção a seguir.
Se uma aplicação foi instalada apenas arrastando o seu conteúdo do instalador para a pasta de Aplicativos, ela com certeza poderá ser removida apenas arrastando seu conteúdo para a lixeira — assim como destacado na segunda seção.
No entanto, nem sempre uma instalação ocorre dessa forma. Por vezes, para ser instalado, um programa recorre a um instalador; sendo este responsável não só por povoar a pasta de Aplicativos, mas também por instalar os itens necessários em outras áreas do sistema para garantir o bom funcionamento da aplicação.
Nesses casos, recorrer ao desinstalador do próprio programa, como destacado na seção acima, ou a um aplicativo de terceiro — caso o desinstalador não esteja disponível — é a melhor opção.
Esses aplicativos, a exemplo do AppCleaner que usaremos a seguir, são capazes não apenas de remover o programa desejado da pasta de Aplicativos, como também encontrar arquivos órfãos relacionados espalhados pelo sistema.
Confira a seguir como proceder.
Pronto, você aprendeu a remover aplicações usando aplicativos de terceiros! É válido destacar que o programa utilizado aqui, o AppCleaner, é apenas uma entre as várias opções disponíveis no mercado para esse fim. Sinta-se livre para testar outras aplicações a fim de encontrar a que melhor se adeque aos seus objetivos.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários