LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

WhatsApp tem "brecha" que é usada por stalkers para descobrir com quem você conversa

15 de abril de 2021 15

Após pesquisadores revelarem uma brecha que pode bloquear a conta de qualquer pessoa no WhatsApp, uma nova "vulnerabilidade" está sendo explorada por "cyberstalkers". O método funciona de maneira relativamente simples e é algo que não pode ser considerado uma falha de segurança.

Como sabemos, o WhatsApp não permite ao usuário ocultar seu status online. Assim, mesmo que um contato não esteja na sua lista, ele pode ver que você está online. Esse é um padrão desenvolvido pelo mensageiro e que ainda não pode ser mudado nas configurações de privacidade.

Se aproveitando dessa característica do WhatsApp, desenvolvedores criaram apps que permitem "rastrear" os hábitos das vítimas. Um exemplo disso é o "WhatsApp Online Status Tracker". O serviço foi descoberto pelo pessoal do Traced.

Ao entrar no site ou no app, o usuário pode inserir o número da vítima e de outra pessoa que deseja monitorar. Assim, o stalker consegue observar quando as duas pessoas estão conversando usando apenas o cruzamento do status online.
Aplicativo cruza dados usando apenas o status online para que o stalker consiga deduzir se duas pessoas estão conversando.

O serviço também oferece uma versão onde o stalker pode monitorar por quanto tempo as vítimas ficaram conversando, quando os status online começaram e terminaram, além de cruzar todas as informações automaticamente em uma tabela.

O truque é simples, mas pode ser usado por stalkers ou até mesmo por pessoas inconformadas com o fim de um relacionamento e que suspeitam de uma traição.

O ponto mais curioso é que alguns desses aplicativos estão disponíveis na Play Store e acabaram escapando do monitoramento do Google.

Provavelmente, a gigante das buscas não considerou o app um malware porque ele não é instalado no celular da vítima e usa um método "legítimo" para o rastreamento de usuários.

Por enquanto, o WhatsApp não se manifestou. De toda forma, não há como se proteger de stalkers neste caso, isso porque embora possa ocultar o "visto por último", o usuário não tem controle para o status "online".

WhatsApp Messenger

Desenvolvedor: Facebook.inc

Preço: Grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


15

Comentários

WhatsApp tem "brecha" que é usada por stalkers para descobrir com quem você conversa
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2