
Segurança 23 Mar
Com as implantações de medidas de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, os cibercriminosos passam a intensificar as suas armadilhas para tentar aplicar golpes nas pessoas.
Depois de desvendar uma fraude com o nome da Amazon, agora a coluna Detetive TudoCelular descobriu a volta de uma ameaça que explora o nome do banco Inter para fazer vítimas. Entenda os detalhes a seguir:
Nesta semana, o TudoCelular recebeu um relato de um correntista do banco Inter, a pessoa recebeu um telefonema de um número, o qual dizia que houve uma tentativa de acesso suspeito proveniente de um dispositivo com iOS.
Caso o usuário caia, eles afirmam que a instituição bancária irá mandar um código SMS para bloquear a conta. Mas, na verdade, o resultado é que o golpista acaba por obter acesso à sua conta e pode retirar o seu dinheiro dela.
Uma das pegadinhas dos bandidos para aplicar o golpe está no número usado para a prática, eles usam o seguinte telefone: (31) 3003-4070. Caso você vá no site oficial do banco, poderá ver que o contato da companhia é este: 3003 4070, além disso, a empresa é de Minas Gerais, onde o DDD local é o 31. Mas onde está a armadilha?
O telefone usado pelo Inter é considerado um de discagem nacional. Ou seja, não há qualquer DDD nele. Os cibercriminosos conseguiram obter uma linha mineira com a mesma numeração do oficial, somente de ter essa indicação, o usuário já consegue saber se consiste ou não em um golpe.
Apesar de ter retornado a correntistas do Inter, este golpe não é recente, ele já foi alertado pela própria instituição financeira ao longo de 2019. Na ocasião, a empresa reforçou que, assim como os clientes, também é uma vítima no caso, uma vez que teve seus dados vazados aos criminosos.
No começo de 2020, mais relatos de usuários foram feitos sobre armadilhas feitas com o mesmo telefone, em sites como Tel Guarder e ShouldIAnswer. Agora, eles voltam a ser relatados em um momento no qual houve um reforçamento das medidas de combate à pandemia do novo coronavírus, com as pessoas mais tempo em casa.
É sempre importante reforçar que há várias maneiras de se aplicar golpes para roubar diretamente o dinheiro da vítima. O TudoCelular ainda recebeu um caso de SMS, o qual usava o nome do Banco do Brasil, isso pode ser algo corriqueiro e afetar também outras instituições.
O Detetive TC já realizou uma coluna dedicada a explicar como funcionam os trojans bancários e quais são as principais ameaças do PIX – a nova forma de pagamento digital brasileira. Você pode conferi-la neste link.
O Detetive TudoCelular entrou em contato com a assessoria do Inter, para saber se eles já possuem conhecimento da continuidade deste golpe e se há um posicionamento oficial sobre o caso por parte da instituição.
Até o momento, a empresa não retornou o contato desta coluna. O espaço permanecerá aberto para qualquer novidade, e o texto será atualizado caso aconteça uma manifestação da companhia.
Atualização (26/03/2021)
O Inter respondeu ao nosso contato nesta sexta-feira (26). Segundo a empresa, todas as medidas para evitar fraudes e golpes têm sido tomadas. Além disso, reforçou o que já mencionamos a respeito da confusão neste caso ter acontecido pelo fato de o número falso ser parecido com o oficial, apenas com a inclusão do DDD. Confira a nota na íntegra:
O Inter informa que adota todas as medidas para prevenir e evitar fraudes e golpes e que reforça a comunicação aos clientes, periodicamente e por meio de campanhas, para alertar sobre a adoção de práticas de segurança ao utilizar a conta digital.
A instituição reitera que jamais entra em contato por telefone ativamente para pedir dados sensíveis, como senhas e códigos de segurança. Também não envia e-mails pedindo tais dados e informações. A instituição reforça que o cliente não deve passar nenhuma destas informações ao receber ligações, SMS ou e-mails, mesmo que pareça oficial e com números ou endereços similares aos do Inter.
O Inter reforça ainda que os golpistas estão cada vez mais profissionais e utilizam máscaras para simular o telefone das empresas. Ao receber uma ligação ou e-mail deste tipo, é recomendado ignorar o contato e procurar se informar nos canais oficiais. Vale lembrar que o telefone do Inter não possui o DDD 31. Para entrar em contato basta ligar direto 3003 4070 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 940 0007 (demais localidades). E 0800 940 9999 para o SAC (24 horas) ou nas redes sociais oficiais do Inter.
Para evitar cair em fraudes bancárias, é necessário prestar atenção nos detalhes do telefone, como já alertado mais acima, e não passar qualquer dado seu a desconhecidos. Apesar de o cibercriminoso provavelmente já possuir uma série de informações suas, ele ainda precisará de confirmações de códigos, senhas ou outro detalhe para chegar no objetivo, por isso a importância de não transmitir mais ao bandido.
Outra dica é sempre tentar contato com essas instituições por meio dos seus canais oficiais, pelos quais essas próprias companhias irão procurá-lo. Assim, você evitará maiores problemas e se certificará de que estará falando com um atendente que procede.
Você recebeu algum telefonema ou tentativa de golpe por meio de outro formato com nome de bancos? Diga para a gente no espaço abaixo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários