LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nubank pede desculpas por problema que "sumiu" com dinheiro de alguns clientes

08 de julho de 2020 13

Atualização (08/07/20) - JB

Após a crescente repercussão do erro que fez com que o dinheiro de alguns clientes "sumisse" da NuConta, o Nubank publicou uma thread no Twitter.

De acordo com a Fintech, o problema teve origem na Caixa Econômica Federal. Além disso, a empresa confirmou que já está fazendo o estorno dos valores para todos os clientes afetados:

Como boa prática do mercado, começamos a corrigir esses valores, porém interrompemos ontem mesmo o ajuste devido ao grande número de clientes apontando inconsistências nas informações fornecidas pela Caixa. Como sempre buscamos fazer o correto para os nossos clientes, devolvemos imediatamente todos os valores enquanto aguardamos o posicionamento da Caixa. Já estão todos disponíveis nas contas do Nubank.

Você pode acompanhar a nota completa no tuíte abaixo:

Texto original (08/07/20)

Depois de enfrentar problemas com usuários reclamando de compras não reconhecidas, o Nubank mais uma vez virou motivo de preocupações para seus clientes. Isso porque um desenvolvedor descobriu que o recurso "Cobrar" estava vazando dados de usuários para a busca do Google.

De acordo com Heitor Gouvêa, era possível obter dados como o nome do cliente, CPF, número da conta corrente e agência. Por mais que essas informações não permitam o roubo de dinheiro das contas ou clonagem de cartões, tudo pode ser usado em outras fraudes.

A falha consistiu em permitir que buscadores fizessem a indexação desses dados de forma automática. O erro é basicamente o mesmo que afetou o WhatsApp recentemente. O Nubank foi alertado e informou que passou a adotar medidas de prevenção para evitar que esses endereços apareçam no Google ou Bing.


Dinheiro que sumiu

Outro problema ocorrido nesta semana fez com que alguns clientes da fintech acordassem mais pobres. Segundo relatos de diversos usuários nas redes sociais, o Nubank descontou automaticamente R$ 600 de suas contas, informando que tudo se tratava de um "ajuste".

Pouco tempo depois, o suporte do banco confirmou que o problema foi originado na Caixa Econômica Federal. A fintech alega que entre os dias 15 de abril e 10 de junho de 2020, parte dos clientes que fez o pagamento de boletos no Caixa Tem recebeu uma quantia superior ao valor correto.

Assim que informado pela CEF sobre a situação, o Nubank, agindo de boa-fé, comunicou seus clientes sobre o equívoco e, seguindo as recomendações da CEF, iniciou o processo de estorno dos valores excedentes de volta para o banco estatal. As devoluções foram suspensas assim que o Nubank identificou inconsistências nos dados fornecidos pelo banco estatal.

Empresa responde

Após diversas reclamações em seus canais oficiais e problemas na Caixa, o Nubank resolveu fazer o estorno dos valores que foram retirados das contas dos seus clientes:

O Nubank lamenta o transtorno causado aos seus clientes e informa que, devido à imprecisão dos dados da CEF, a empresa decidiu reverter imediatamente os valores aos seus clientes mesmo não sendo responsável pela falha. Os clientes afetados já começaram a receber os valores em suas contas. A empresa aguarda esclarecimentos adicionais do banco estatal.

Já sobre o vazamento de dados, a fintech divulgou uma nota oficial:

O Nubank informa que busca sempre melhorar seus serviços e por isso possui um time dedicado de especialistas em segurança que monitora constantemente seus sistemas. Este time avaliou o relatório produzido sobre a função cobrar, que permite realizar transferências na sua conta digital, e constatou que os links listados pelo Google tinham origem em outros websites indexados na Internet. Para melhorar esse controle, foram feitas algumas modificações na aplicação e solicitado o bloqueio deste tipo de resultado a partir do Google, solucionando a questão.


A empresa lembra que as URLs para transferências para a conta do Nubank disponibilizadas por esta função são geradas exclusivamente pelo cliente em seu aplicativo. Os dados contidos em cada URL são necessários para que a transação seja executada tanto por outros clientes do Nubank quanto por pessoas que não possuam o aplicativo instalado em seus dispositivos e que, portanto, terão de utilizar outros métodos como DOCs ou TEDs. Assim, o cliente pode definir como e com quem compartilhará cada URL gerada.


Além disso, o Nubank reforça que a segurança é uma prioridade e que toma todas as precauções necessárias para manter a integridade das contas de seus clientes e para que nenhuma informação confidencial seja colocada em risco.

Nubank

Desenvolvedor: Nu Pagamentos

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


13

Comentários

Nubank pede desculpas por problema que "sumiu" com dinheiro de alguns clientes
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2