LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sem sinal, tá ok?! Anatel autoriza bloqueio de celular em áreas onde Bolsonaro estiver

15 de outubro de 2019 69

Se você estiver em algum lugar com o atual Presidente da República e quiser postar uma foto com ele, não vai encontrar sinal para isso, está ok? Isso porque uma decisão da Anatel permite bloquear o sinal de celulares onde Jair Bolsonaro, e seu vice Hamilton Mourão estiverem.

Por meio da Superintendência de Outorgas e Recursos, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) autorizou o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República a bloquear sinais de aparelhos de radiocomunicação nas áreas em que as autoridade máximas da República estiverem.

A licença, válida até 31 de dezembro de 2022 (data do término do mandato), permite bloquear o sinal em um raio de até 200 metros de distância em qualquer lugar onde Bolsonaro e Mourão “trabalhem, residam, estejam ou haja a iminência de virem a estar”. Assim, o GSI pode utilizar equipamentos capazes de bloquear frequências específicas ou diversas faixas ao mesmo tempo.

Somente a Anatel pode autorizar esse tipo de procedimento. Esse tipo de ação está no escopo das atividades da agência, embora o uso geral de bloqueadores de celular seja proibido no país, pelo fato de causarem interferências em serviços de operadoras e tecnologias que usam espectro não licenciado: Bluetooth, Wi-Fi, telefone sem fio e até mesmo fornos de microondas.


A Anatel recomenda o uso moderado de bloqueadores de celular, restringindo a operação apenas a “operações específicas, episódicas, urgentes e temporárias, em que se identifiquem evidências concretas de risco potencial ou iminente de ações necessárias à preservação da segurança do Presidente da República e do Vice-Presidente da República”.

Após a deflagração das conversas privadas, conhecida como Vaza Jato - em que hacker acessaram celulares de algumas das principais autoridades do país, o presidente e o ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro receberam a recomendação de usar celulares criptografados pela Abin.


69

Comentários

Sem sinal, tá ok?! Anatel autoriza bloqueio de celular em áreas onde Bolsonaro estiver
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista