LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Torneira aberta: Detran vazou dados de 70 milhões de brasileiros com CNH

14 de outubro de 2019 5

Às vezes os seus dados não estão seguros nem mesmo quando você toma todas as precauções possíveis: o Detran do Rio Grande do Norte deixou escapar as informações de 70 milhões de carteiras de habilitação do país. Basicamente a totalidade de CNHs emitidas.

Ficaram disponíveis dados como CPF, endereço completo, telefone de contato, categoria da carteira, foto 3x4, documento de RG, data de nascimento, sexo e idade. Ou seja, informações extremamente sensíveis e suficientes para a aplicação de golpes de phishing sofisticados.

Quem encontrou esse grave problema de segurança foi um pesquisador de segurança que se debruçou nesses dados durante três meses. Claro, o Detran-RN foi notificado antes do problema se revelado publicamente, e a página que causou o problema não fornece mais nenhum tipo de informação pessoal sobre as habilitações.

Em nota o Detran informou que a equipe de informática tomou ciência do problema e já promoveu a correção da brecha que permitiu o vazamento. O órgão informa ainda que os cidadãos não precisam se preocupar com esse episódio pois a falha não permitia alteração de dados cadastrais de qualquer tipo.

Um procedimento administrativo apurará o fato ocorrido.

Vale lembrar que há algumas semanas um leilão em fóruns da internet colocou à venda informações sensíveis de aproximadamente 90 milhões de cidadãos brasileiros. Não é possível, ao menos ainda, correlacionar aquele episódio com este.

E você, sente que seus dados estão seguros com o governo e suas agências organizacionais? Conte para a gente nos comentários!


5

Comentários

Torneira aberta: Detran vazou dados de 70 milhões de brasileiros com CNH
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista