LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Adware que ocultava ícones de aplicativos faz 15 apps serem removidos da Play Store

13 de outubro de 2019 8

A cada dia a segurança na internet tem sido fortificada e, ao mesmo tempo, aos invasores estão se tornando mais aprimorados em seus métodos para conseguir roubar dados de usuários leigos ou até mesmo realizar ações que amplifiquem a vulnerabilidade do smartphone para afetar o uso, forçando uma formatação que afeta diretamente quem não tem o conhecimento necessário para realizar backup dos arquivos.

Recentemente foi encontrado um Adware que oculta os ícones dos aplicativos nos quais ele está presente para que o processo de desinstalação seja, praticamente, foi encontrado em alguns aplicativos para Android presentes na Play Store, mostrando que é preciso que o Google reforce a análise de segurança dos apps hospedados em sua plataforma.

A descoberta foi feita pela Sophos, que é uma empresa desenvolvedora de hardware e software de segurança, sendo líder neste setor e apresentando dados com propriedade técnica para não restarem dúvidas em relação aos procedimentos adotadas para análise da existência desses infectores silenciosos.

Basicamente o Adware agia da seguinte maneira: no momento que o aplicativo era executado, um anúncio grande era exibido na tela do celular, onde a aparição é quase contínua enquanto o app está sendo utilizado. Após um determinado período, o ícone referente a este programa desaparece da bandeja do menu ou atalho instalado na página inicial, fazendo com que o usuário pense que ele foi desinstalado.

De acordo com as páginas de Play Market analisadas pela Sophos, aplicativos presente em mais de 1,3 milhão de dispositivos ao redor do mundo estão com este Adware instalado. Apesar da remoção imediatada, a empresa não garante que o problema tenha sido 100% resolvido, fazendo com que a verificação seja constante.

"Embora esses aplicativos tenham sido removidos do Google Play Store, pode haver outros que ainda não descobrimos, e fazem a mesma coisa", disse a Sphos em seu relatório.

Dicas importantes

Caso algum aplicativo desapareça do menu e você queira realizar a desinstalação, basta ir em Configurações> Aplicativos & Notificações. Nesta opção serão mostrados todos os programas instalados no celular, seja via Play Store ou de terceiros, onde os que foram usados recentemente surgem na parte superior.

Se algum desses apps possuir um ícone ou nome diferente do que estava sendo utilizado, basta clicar nele e selecionar a opção "Forçar Parada", e após "Desinstalar". Assim, o smartphone fica menos propício a futuras invasões e até mesmo qualquer tipo de problema que poderia ser causado no celular, como o consumo excessivo de bateria, já deixa de acontecer.

Para evitar que aplicativos mal-intencionados sejam instalados no seu smartphone, é preciso ficar de olho nas avaliações postadas na Play Store para saber se vale a pena ou não correr esse risco.


8

Comentários

Adware que ocultava ícones de aplicativos faz 15 apps serem removidos da Play Store
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista