
Windows 16 Jan
13 de abril de 2018 8
Mais um problema envolvendo o μTorrent, um dos mais conhecidos e utilizados clientes para download de arquivos torrent. Após receber uma atualização em sua versão para Windows na última quinta-feira, o μTorrent passou a ser identificado por diversos antivírus, inclusive o Windows Defender, do Windows 10.
Há quase dois meses, o μTorrent teve uma vulnerabilidade descoberta pelo pesquisador do Google, Tavis Ormandy, que detalhou uma série de falhas nas versões para Windows, que permitiam aos invasores um desvio de DNS para o computador do usuário. A BitTorrent, empresa desenvolvedora do cliente, enviou correções rápidas aos usuários.
Dessa vez, não ficou claro o que teria levado os antivírus a detectar o programa como uma ameaça. Segundo o site Torrent Freak, vários usuários relataram que o aplicativo de downloads foi identificado como “programa potencialmente indesejado”, embora muitos ainda puderam usa-lo sem maiores problemas.
Não é de hoje que a Microsoft manifesta sua reprovação quanto ao μTorrent. A empresa mantém no site do Windows Defender Security Intelligence a seguinte nota, desde o dia 6 de fevereiro:
Esse aplicativo deixou de rodar em sua rede porque tem uma reputação ruim. Esse programa também pode afetar a qualidade da sua experiência com o computador.
Por sua vez, a BitTorrent afirma que o problema atual esteja relacionado à sua recente atualização, que já foi suspensa, "quando um pequeno percentual de usuários começou a receber um bloqueio explícito".
A empresa também lembra que disponibiliza três arquivos executáveis do μTorrent em seu site, sendo dois deles usados por 95% dos usuários. Estes não foram bloqueados pelos programas antivírus, mas "o terceiro, que foi para 5% dos usuários, foi bloqueado. Nós paramos de oferecê-lo e confirmamos que não houve mais qualquer bloqueio", completa a BitTorrent.
Esse problema não parece restrito apenas a novas instalações. Vários usuários relataram que o aplicativo previamente instalado foi subitamente colocado em quarentena como software indesejado, possivelmente após uma atualização automática. A página de download do uTorrent também aciona um aviso do módulo de proteção em tempo real do MalwareBytes, que classifica o site como malicioso.
E você, encontrou algum problema com este software? Conte para nós nos comentários abaixo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários