
Samsung 12 Set
20 de janeiro de 2025 9
O Galaxy Book 4 360 chegou ao Brasil como a opção da Samsung para quem quer um notebook com boa performance para tarefas não tão complexas em um conjunto portátil e versátil, servindo como uma alternativa aos mais poderosos Galaxy Book 4 Pro e Galaxy Book 4 Ultra.
Depois de analisarmos as demais opções da família, chegou a hora de darmos atenção a ele, sendo usado aqui o modelo com Intel Core 7 150U junto a 16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento interno. Ele também é vendido com Core 5 120U atrelado a 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento.
Será que vale comprar o laptop 2 em 1 da Samsung? Fique com a gente para descobrir.
O Galaxy Book 4 360 segue a linha dos outros modelos que já analisamos dentro da família Book 4, com corpo de alumínio com linhas retas e acabamento sóbrio na cor grafite. Ele é mais fino e leve que o Galaxy Book 4 Ultra, mas um pouco mais gordinho e pesado que o Galaxy Book 4 Pro, ficando como um meio-termo entre os dois com 1,37 cm de espessura e 1,46 kg.
Seu visual vai agradar quem quer algo mais discreto para usar em qualquer lugar sem chamar atenção, e temos como extra aqui a dobradiça com rotação em 360 graus, que permite que o notebook seja usado em várias posições diferentes, inclusive simulando um tablet ou ficando apoiado como se fosse uma tela de apresentação.
Sua tela tem bordas bem finas nas laterais e no topo, sendo um pouco mais grossa na parte de baixo. A webcam Full HD fica centralizada logo acima do display, sendo bem discreta e não trazendo nada muito especial como trava física de privacidade ou infravermelho. Ela funciona bem no geral, com um campo de visão amplo e boa qualidade em ambiente iluminado.
Olhando para o teclado, o notebook tem teclas numéricas dedicadas, padrão ABNT com "Ç", perfil baixo e bom espaçamento entre as teclas, sendo bem confortável no geral e trazendo retroiluminação branca para uso em locais escuros. O único porém fica para os botões direcionais que ficam bem espremidos abaixo do Shift direito, podendo causar alguma confusão até que você se acostume.
Um extra muito bem-vindo é o leitor de digitais integrado ao botão de energia no canto superior direito do teclado, que funciona bem e agiliza muito a autenticação no sistema e em sites ou apps. O trackpad tem um tamanho legal e funciona bem, apesar de não ser tão grande quanto no Book 4 Ultra — ele tem suporte a gestos, como era de se esperar.
Nas conexões, temos ao lado direito uma USB-A 3.2, uma porta P2 para fones de ouvido e um leitor de cartão micro SD, enquanto do lado esquerdo ficam duas USB-C com Thunderbolt 4 e uma HDMI. Novamente, a impressão é que cabia pelo menos mais uma USB-A aqui para conectar periféricos. As conexões wireless incluem Bluetooth 5.3 e Wi-Fi 6E.
A caixa do Galaxy Book 4 360 é compacta e bem organizada, tendo apenas o notebook, uns manuais, o carregador de 65 W e o cabo USB-C.
O Galaxy Book 4 360 tem tela AMOLED de 15,6 polegadas com resolução Full HD e taxa de atualização padrão de 60 Hz. Não é um painel tão impressionante quanto dos modelos Pro e Ultra, tendo taxa de atualização mais baixa e menos nitidez, mas ainda assim é muito melhor do que temos em laptops tradicionais com tela LCD.
Existem vários perfis de cores que você pode usar, de acordo com seu foco, incluindo Vibrante (AMOLED nativo), Natural (sRGB), Edição de foto (Adobe RGB) e Filme (DCI-P3). Também é possível deixar que o sistema escolha automaticamente o perfil de acordo com o conteúdo exibido, ou ativar o HDR+ para ter sempre cores vibrantes e cenas mais balanceadas entre as áreas claras e escuras.
Por ter foco no uso 2 em 1, o display não apenas é touchscreen como tem também compatibilidade com a S Pen, permitindo que você expanda sua criatividade ao desenhar, escrever ou pintar, além de ajudar em outros momentos onde um nível a mais de precisão é exigido. Uma pena o acessório não vir na caixa, sendo necessário comprar separadamente por cerca de 300 reais no varejo caso queria algo original para o produto.
O sistema de som é estéreo com duas saídas de 2 W cada, sendo outro downgrade considerável em relação ao que temos nos Galaxy Book 4 Pro e Ultra, que trazem quatro alto-falantes com dois tweeters e dois woofers mais potentes para som bem mais envolvente. Não chega a ser um som ruim, mas tanto a posição das saídas quanto o volume e fidelidade das faixas não têm tanto destaque. O Dolby Atmos te ajuda a equalizar e compensar um pouco as coisas, mas não faz milagre.
Se tivemos downgrades em tela e som, o mesmo também acontece na parte de desempenho. Enquanto as versões Pro e Ultra vêm com chips até o Intel Core Ultra 7 ou Core Ultra 9, o Book 4 360 vem com Intel Core 5 ou Core 7 da geração Raptor Lake, sem NPU dedicada para cálculos de IA como os chips Meteor Lake.
Com isso, o Galaxy Book 4 360 não vai entregar um desempenho incrível em tarefas de IA, ou a eficiência energética vista nos modelos mais robustos, o que também impacta na bateria, mas vamos falar disso depois.
Com 16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento, você vai ter um conjunto capaz de rodar apps básicos sem problema algum, com navegação na internet, reprodução de vídeos por streaming e edição de textos ou planilhas acontecendo de forma fluida e sem engasgos.
Na verdade, conseguimos rodar Photoshop sem problemas e até arriscar alguns jogos mais casuais, com Portal 2 rodando na qualidade máxima com taxa média acima dos 60 fps, eFootball rodando no Baixo acima dos 40 fps e CS 2 rodando no Médio acima dos 30 fps.
Isso mostra que, exceto se você for do tipo que joga títulos AAA super pesados, trabalha com modelagem 3D ou com edição de vídeos em altíssima resolução, o Galaxy Book 4 360 já vai dar conta do recado.
Se você gosta de benchmarks, conseguimos os seguintes números:
A CPU até consegue uma pontuação legal, especialmente em single-core, mas a GPU mostra que é bom equilibrar suas expectativas quanto à performance gráfica, algo que vimos durante a execução de jogos onde ela ficou perto de 100% de uso quase o tempo inteiro.
Um ponto que vale destacar do desempenho é o sistema de resfriamento, e não de uma forma positiva. A entrada de ar inferior não é muito eficiente, já que a base do notebook fica muito próxima da superfície, o que vai fazer ele esquentar bastante e, consequentemente, começar a apresentar uma queda na performance.
O ideal é usar ele em algum tipo de base que permita uma circulação de ar mais ampla, especialmente se você mora em um lugar mais quente, pois caso contrário pode acabar enfrentando alguns travamentos durante um uso mais intenso e prolongado.
Falando sobre o sistema, temos o Windows 11 Home rodando de fábrica sem grandes novidades. Ele tem acesso ao Copilot, legendas ao vivo e todo o pacote básico do sistema, ficando os extras mais interessantes dentro da suíte de apps da própria Samsung, como o Quick Share, o Second Screen, a Galeria Samsung e o SmartThings.
Por ter um tamanho intermediário entre o Book 4 Pro e o Book 4 Ultra, o Galaxy Book 4 360 também tem uma bateria com capacidade entre eles, trazendo 68 Wh. Ironicamente, todos entregam quase a mesma autonomia, mesmo que o modelo conversível traga tela de resolução e fluidez inferiores e chip mais fraco que os outros dois.
Em um dia de uso típico, com navegação web, produção de textos, reprodução de vídeos no YouTube, mensagens no Telegram e edição simples de imagens no Photoshop, tiramos o laptop da tomada às 7 da manhã e ele entrou no modo de economia de energia ao alcançar os 30% de bateria, pouco antes das 3 horas da tarde. O nível crítico veio pouco depois das 4 horas da tarde, o que dá aí uma autonomia de cerca de 9 horas.
Pelo menos o tempo de recarga é bem melhor aqui. Com o mesmo carregador de 65 W disponível junto ao Book 4 Pro, tivemos um tempo de recarga de cerca de 1 hora e 45 minutos, enquanto os outros dois passaram das 2 horas para chegar a 100%.
No geral, não é uma baita marca, mas já vai ser suficiente para quem quer trabalhar fora de casa sem se preocupar tanto em procurar uma tomada no meio do dia.
O Galaxy Book 4 360 tem um foco bem específico: de ser portátil e versátil. E ele consegue isso. Não é o modelo com melhor tela ou sistema de som da linha, ou mesmo o mais potente, mas já vai agradar quem não tem tanta exigência por performance gráfica e quer algo fino e leve para carregar por aí, com boa duração de bateria e opção de uso como tablet para maior liberdade criativa.
Seus grandes pontos positivos são a tela AMOLED superior a rivais da mesma faixa de preço com painel LCD, o corpo fino e leve com boa construção, a possibilidade de rotacionar a tela em 360 graus, e a performance interessante para tarefas diárias, com duração de bateria que já aguenta ao menos meio dia de uso mais intenso.
Como pontos a melhorar temos o sistema de som que poderia ter ganhado uma atenção maior, e o sistema de resfriamento que acaba capado justamente pelo design. Talvez colocar "pézinhos" um pouco maiores já resolveria ou pelo menos amenizava bastante o problema. A S Pen também poderia vir na caixa, considerando a proposta 2 em 1 do Galaxy Book 4 360.
Um dos principais concorrentes no mercado nacional atualmente é o próprio Galaxy Book 4 Pro, que custa um pouco mais, mas entrega tela, sistema de som e poder de processamento melhores — mas perdendo o visual conversível e trazendo display de 14 polegadas, o que também elimina as teclas dedicadas para números do teclado.
Existem algumas opções da ASUS e Dell para as linhas VivoBook e Inspiron que também focam em entregar boa performance em um pacote fino e bem construído, mas no geral todos trazem tela LCD e acabam apresentando um conjunto um pouco inferior — mas por um preço mais baixo.
Apesar de seu preço sugerido de mais de 8 mil reais na versão com Core 7 no site oficial da Samsung, o Galaxy Book 4 360 é encontrado no varejo na faixa dos 5 mil em sua versão com Core 5, o que faz dele uma ótima opção em termos de custo-benefício para quem busca portabilidade e versatilidade acima de tudo.
Mas e você, o que achou do laptop conversível da Samsung? Acha que vale a pena? Não esquece de comentar aí embaixo!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários