LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy Watch 5 Pro: smartwatch premium da Samsung traz bons avanços | Análise / Review

28 de maio de 2023 11

A Samsung atualizou a sua linha de relógios inteligentes em 2022 com a família Galaxy Watch 5. E um dos destaques dela é o novo Galaxy Watch 5 Pro, um modelo que promete recursos mais premium do que a variante modesta.

Será que vale a pena investir na edição Pro? As funções a mais dele agradam no uso prático? O TudoCelular testou uma unidade do smartwatch e conta os detalhes para você nesta análise.

Design e construção

Começando pelo design, temos aqui um visual conhecido de quem curte os relógios da Samsung. Estamos falando do formato circular da caixa, que aqui tem tamanho único de 45 milímetros, com dois botões na lateral – o de cima com sensores de saúde e para voltar à tela inicial; e o debaixo para voltar ao menu anterior ou para acessar opções de treino – e um corpo que não economiza nas dimensões, por conta da bateria maior.

Para o Watch 5 Pro, a coreana resolveu substituir a coroa giratória, presente até o Watch 4 Classic, por uma virtual. O funcionamento segue o mesmo princípio, mas agora depende de deslizar o dedo sobre ela, e não mais girar uma estrutura física.

De qualquer forma, você encontra neste modelo uma construção feita em titânio, com um display de vidro revestido de cristal de safira, para maior resistência que a geração passada. Na prática, vimos um design robusto, mas sem pesar no pulso.

A pulseira traz como novidade uma espécie de fecho magnético. É basicamente um imã que permite ajustar o diâmetro no seu braço e ainda ganha uma praticidade para quando precisar tirá-la.

Imagem: TudoCelular.com

O acessório tem versões em preto ou prata, conforme a sua preferência. Particularmente, achei mais bonito o relógio da Samsung que o Apple Watch Ultra. Mas talvez não seja um uso ideal para trabalhar, já que o tamanho pode ficar acima do desejado e incomodar se estiver com uma roupa mais social.

O Galaxy Watch 5 Pro vem com uma certificação IP68, que garante proteção contra poeira e líquidos. Assim, dá para usar perto de uma piscina, sem qualquer medo de danificar o acessório. Ele ainda tem certificação 5 ATM, que permite utilizar até mesmo para natação, já que suporta pressão de água.

Tela e som

O Watch 5 Pro possui uma tela Super AMOLED de 1,4 polegada, um tamanho similar ao antigo Watch 4 Classic de 46 milímetros. A diferença é que o cristal de safira tornou este display mais reforçado agora.

Na prática, temos uma experiência tão boa quanto antes. Falamos principalmente do nível de brilho, que pode ser ajustado manualmente ou de forma automática, para o próprio relógio alterar conforme a luminosidade do ambiente. Mesmo em locais abertos e ensolarados, você terá uma experiência de uso tranquila aqui.

Imagem: TudoCelular.com

Apesar do pouco tamanho, a definição de imagens agrada bastante. Você também encontrará um painel com cores e contraste satisfatórios. Ou seja, nada a reclamar em termos de qualidade.

O acessório fornece um sistema de som com alto-falante e microfone. Eles servem para você ouvir despertador ou alguma mensagem diretamente pelo relógio, ou ainda se preferir atender a uma ligação ou mandar uma mensagem de voz, por exemplo. A qualidade de reprodução não impressiona, mas está lá para fazer a função.

Sistema, hardware e conectividade

O Watch 5 Pro sai da caixa com o Wear OS na versão 3.5, sob a interface One UI Watch 4.5. O sistema do Google garante amplo suporte a aplicativos, com o acesso à Play Store. Vale destacar que este modelo não tem suporte à tecnologia LTE. Em outras palavras, você vai precisar estar sempre conectado com o celular para ter acesso a todos os recursos.

Na loja oficial, é possível instalar desde o aplicativo de Mensagens, para acompanhar os recados que recebe no seu celular, até o Samsung Wallet ou a Carteira do Google, para fazer pagamentos por aproximação.

Imagem: TudoCelular.com

O software também permite aproveitar aplicativos de terceiros, como o Spotify, para ouvir sua música com controle direto pelo relógio, sem precisar pegar o celular. Uma boa na hora do treino, mas esse assunto é pauta para logo mais.

Nos componentes internos, este modelo vem equipado com o mesmo Exynos W920 da geração anterior. O chip é acompanhado de 1 GB de RAM e 16 GB de armazenamento. No geral, vimos uma fluidez bem agradável na navegação.

Imagem: TudoCelular.com

Os menus se mostraram bastante intuitivos. Ao deslizar para baixo, você terá na aba superior as opções de ativar ou desativar o Wi-Fi, o Bluetooth e até o GPS, se precisar da sua localização. Mas já adiantamos que isso deve comprometer pela metade a bateria.

Aqui também tem o Modo Dormir, que desativa alguns recursos para não te incomodar nos momentos de descanso. Um deles se trata do Always-on Display, que utiliza uma exibição monocromática para te mostrar a hora em qualquer momento, mesmo sem desbloquear a tela.

Imagens: TudoCelular.com

Você pode arrastar a tela inicial para a esquerda e ver todas as notificações do seu smartphone diretamente no relógio. Ou deslizar para a direita e ter uma série de atalhos para as demais funções, com ordem personalizada pelo usuário.

Essas customizações do que aparece nos menus e das várias alternativas de visores estão disponíveis no aplicativo Galaxy Wearable, por onde o usuário ainda consegue instalar as atualizações de software no seu smartwatch.

Saúde e atividade física

Para esta geração, não temos muitas mudanças em relação aos recursos para saúde e atividade física. A diferença é que agora os sensores estão mais precisos, para atender melhor às necessidades do usuário.

Na parte de saúde, o sensor principal de bioatividade cumpre três tarefas principais. A de monitorar os seus batimentos cardíacos, a de rastrear a pressão arterial e a de avaliar a composição corporal.

Imagens: TudoCelular.com

Neste último, o smartwatch avalia índices da sua gordura corporal, músculo esquelético, massa gorda, IMC e a porcentagem de água no seu corpo. Já a pressão depende de uma calibração rotineira usando um outro medidor convencional como parâmetro. Ainda tem a possibilidade de fazer um eletrocardiograma – ou ECG, para os íntimos – e ficar sempre por dentro da saúde do seu coração.

A Samsung tem liberado gradualmente o uso do seu sensor de temperatura, o que pode ajudar a monitorar uma eventual febre. Mas ele também atua para mulheres, no acompanhamento do ciclo menstrual. Uma novidade para esta linha.

Imagens: TudoCelular.com

Passando para as atividades físicas, o Watch 5 Pro segue capaz de medir mais de 90 tipos de exercícios. A lista vai de uma leve caminhada ou tarefas em ambientes fechados, até ciclismo e natação, por exemplo. Dá para combinar o GPS com alguns dos itens e ter um acompanhamento do trajeto feito também.

As atividades ainda exploram a medição de batimentos cardíacos e outros sensores, para determinar o seu ritmo durante os movimentos e as calorias consumidas. Sem contar o rastreamento de sono, que permite saber como foi a qualidade do seu período de descanso. Todos os dados estão acessíveis no app Samsung Health e podem ser vistos direto no celular.

Bateria

E como o Galaxy Watch 5 Pro se comporta na duração de bateria? Nos nossos testes, ele registrou uma autonomia de dois dias completos. Isso inclui uma hora de treino e com fone de ouvido pareado via Bluetooth, rodando músicas baixadas no Spotify. Também deixamos com o Always-on Display sempre ligado, o que gera um aumento natural no consumo.

O tempo total não teve um grande avanço para esta geração, mesmo sem ligar o GPS, que poderia derrubar ainda mais a autonomia. De toda a forma, já é mais do que você pode obter com os antecessores.

Imagens: TudoCelular.com

Quando vamos para o carregamento, ele consegue chegar a 50% com apenas meia hora. Depois de uma hora, o relógio chega a 80%. O processo só é completado após 1 hora e 35 minutos ligado na tomada. Um tempo razoável, que teria espaço para evoluir e ser mais rápido.

Considerações finais

E aí, será que vale a pena investir em um Galaxy Watch 5 Pro? Se depender do seu design premium, ele é uma boa pedida. A construção entrega resistência e durabilidade, sem ficar para trás na elegância. Talvez para um uso mais casual, o seu volume avantajado atrapalhe. Mas os recursos que terá podem compensar.

E por falar neles, não há do que o usuário reclamar com a quantidade de funções que o relógio oferece. Você verá um sistema com uma grande variedade de aplicativos e integrações com o celular, que permite atender chamadas, responder mensagens, fazer pagamentos e ainda ouvir músicas no Spotify.

Sem falar nas opções já conhecidas de saúde, que têm ganhado novas possibilidades com a habilitação do sensor de temperatura, uma novidade para esta geração. Na parte de atividades físicas, a precisão não decepciona para você saber em detalhes como foram os seus exercícios.

A tela agrada na qualidade e no nível de brilho. Dá para usar em qualquer ambiente sem sofrer para visualizar o conteúdo. E com a configuração automática, nem vai precisar ficar sempre ajustando cada vez que muda de lugar. O som também está lá, caso queira usar em chamadas e mensagens de voz, ainda que a qualidade seja baixa, pelo tamanho do alto-falante.

Entendemos que houve um bom avanço na autonomia de bateria, porém haveria um espaço para evolução. Ainda mais por este se tratar do mais avançado smartwatch da marca na família. De toda a forma, já fica melhor que o antecessor.

Design premium e resistenteTela de alta qualidade e brilhoSistema Wear OSQuantidade de apps suportadosRecursos de saúde avançadosPrecisão em atividades físicas
Dimensões grandes para uso casualSem LTESom de baixa qualidadeBateria poderia ser melhor

A Samsung lançou o Galaxy Watch 5 Pro no Brasil pelo preço sugerido de R$ 4.000, mas você já pode encontrar este modelo no mercado nacional por praticamente a metade do valor inicial.

Se tiver um iPhone e não se importar de pagar a mais pela integração maior, o Apple Watch Ultra é uma opção. Ele tem uma caixa maior e compatibilidade com LTE, com uma variedade similar de recursos em comparação ao rival.

Já se deseja pagar menos sem tantos prejuízos em funcionalidades, a saída pode ser investir em um Galaxy Watch 4 Classic. A geração passada vai precisar ir para a tomada mais cedo, porém entrega a coroa giratória e sensores para a maioria das possibilidades encontradas no 5 Pro.

Acha que os recursos a mais deste modelo valem a pena? Ou ainda prefere investir na versão mais básica ou em outra marca? Responda à vontade aí no espaço abaixo.


11

Comentários

Galaxy Watch 5 Pro: smartwatch premium da Samsung traz bons avanços | Análise / Review
  • não é resistente a água, sem garantia e produto frágil. Além de identificar um problema interno, de vedação e atribuir ao usuário que não tem condições de conhecimento como abrir e onde se localiza tal vedação, passam um orçamento mais caro que um modelo novo (watch6) para arrumar um defeito de fabrica.

      • Faltou falar que várias funções dependem de um celular Samsung. Caso não seja, esqueça o monitoramento da pressão, esqueça o eletrocardiograma, não funciona o app da câmera, o Samsung Health é capado e tem vários problemas com o pagamento pelo Samsung Pay.

          • O problema do Watch 5 pro foi não ter a versão LTE comercializada no Brasil.
            Por isso continuo no meu Watch 4 Classic LTE...

              • Tenho um watch 4 Classic LTE, e não quero outra coisa.
                Um excelente smartwatch

                  • Tom com medo da Samsung, Tenho um Watch 4 que é um Lixo, no dia que comprei tive vontade de devolver, deveria ter feito. Tive um Gear S3 que era Top, com Tizen, agora o Wear OS é uma porcaria, assim como o android, Tenho a Linha completa da Samsung, mais estou pensando fortemente em ir Para a Maçã. Android não é Sério, assim como Linux.

                    • Só faltou mencionar na matéria que o Watch 5 não é compatível com iPhone.

                      Android

                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                      Android

                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                      Especiais

                      Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                      Software

                      Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2