
Economia e mercado 11 Abr
02 de abril de 2025 14
Atualização (02/04/2025) - EB
Em fevereiro, vimos que o Galaxy G Fold, o primeiro celular da Samsung com duas dobras na tela, teria vendas limitadas a alguns países. Hoje a GSM Association listou a certificação duas variantes do aparelho que serão vendidas apenas em dois países antes da apresentação oficial da Samsung.
De acordo com a GSM Association, o Galaxy G Fold será vendido em duas variantes: uma com o modelo SM-F968N e outra com o SM-F9680. As especificações de ambas devem ser idênticas, mas o modelo com final N deve ser exclusivo da Coreia do Sul, enquanto o com final N deve ser vendido na China.
A Samsung ainda não definiu uma data para o lançamento do Galaxy G Fold, mas a certificação da GSM Association geralmente é emitida entre 6 e 7 meses antes do anúncio oficial de um smartphone, então é provável que ele seja apresentado em setembro ou outubro.
Quanto as especificações, o Galaxy G Fold deve ter uma tela principal de aproximadamente 10 polegadas com taxa de atualização de 120Hz, alcançando até 25,29 centímetros de largura por 16,6 cm de altura quando totalmente aberto.
Atualização (16/02/25): WM
A Samsung confirmou pela primeira vez a existência de seu dobrável triplo durante o evento Unpacked dos Galaxy S25, sem dar maiores detalhes do aparelho além de um esboço de seu visual. Agora, novas informações do suposto Galaxy G Fold — possível nome comercial do dispositivo — foram divulgadas pelo informante PandaFlash (@PandaFlashPro no X, antigo Twitter), dando uma ideia sobre a disponibilidade e algumas características dele.
Como comentado em um relatório do começo de janeiro, o primeiro tri-fold da Samsung deve ter vendas bastante limitadas, ao menos em um primeiro período. O informante aponta que ele será disponibilizado em mercados selecionados inicialmente, sem dar mais informações sobre quais seriam eles — o fato de estar no plural já é um alento, já que se especulava que ele chegaria inicialmente apenas à Coreia do Sul, como aconteceu com o Galaxy Z Fold SE.
"Confirmed"
— PandaFlash 𝕏 (@PandaFlashPro) February 16, 2025
Samsung Tri-Fold will be available in select markets first.
More Design information.
All Sides Flat Frame as Galaxy Z Fold 7.
Creases Visibility are Same as Galaxy Z Fold 6.
Prototype cameras placed in the center of the phone.
Same Rings Camera design as ZFold 7 https://t.co/o5q0wYi4pN
Ainda de acordo com ele, o Galaxy G Fold terá design de laterais planas como esperado também para o Galaxy Z Fold 7, porém o vinco das dobras na tela seria mais visível do que no novo dobrável em formato "clássico", devido à complexidade de dobrar o display em três partes — ele seria mais similar ao visto no próprio Galaxy Z Fold 6 apresentado em 2024. Esse ponto pode desapontar quem tinha expectativas mais altas, mas é bom lembrar que o próprio Huawei Mate XT tem vincos bastante visíveis.
Por fim, é dito que o módulo de câmeras deve ficar na porção central do aparelho, algo já esperado devido ao seu formato diferente do que tivemos no dobrável triplo da Huawei. Com suas duas partes abrindo na mesma direção, manter o módulo de câmeras no centro faz bastante sentido, já que ajuda a distribuir melhor o peso quando o aparelho estiver totalmente aberto.
Ele ainda aponta que as câmeras terão um design similar ao usado no futuro Galaxy Z Fold 7, que não deve mudar muito em relação ao Galaxy Z Fold SE, Galaxy S25 Ultra e o próprio Galaxy Z Fold 6, com aros largos ao redor de cada câmera traseira. Isso ajudaria a Samsung a manter a identidade visual em todas as suas linhas mais premium, ao mesmo tempo em que introduz um novo formato em seu portfólio.
O Galaxy G Fold deve ser anunciado no próximo evento Galaxy Unpacked, esperado para o mês de julho. Assim como o Galaxy Z Fold SE, porém, ele deve chegar ao mercado apenas nos meses seguintes, evitando ofuscar os dobráveis mais populares em mercados onde ele sequer será vendido. Até o momento a Samsung não confirmou o nome ou data de lançamento de seu primeiro celular tri-fold.
Atualização (07/01/25): WM
A Samsung pode finalmente apresentar em 2025 um concorrente para o Huawei Mate XT, de acordo com novas informações divulgadas pela mídia sul-coreana. De acordo com o Sisa Journal, a companhia deve colocar em prática seu conceito dobrável Flex G, que conta com formato de dobra para dentro e já foi mostrado pela Samsung Display em diversas oportunidades ao longo dos últimos anos.
Isso significa que ele terá uma proposta bem diferente de seu rival chinês, apresentando-se como uma opção mais "tradicional" onde as duas dobras são na mesma direção, abrindo o smartphone como se fosse uma carteira. Vale lembrar que o conceito Flex G vem sendo aprimorado pela Samsung ao menos desde o início de 2022, quando a sul-coreana apresentou o formato na CES, estando disponível em vários tamanhos atualmente.
Se você é do tipo que está ansioso para ver esse formato pelas mãos da Samsung, é bom medir suas expectativas, porque o aparelho não deve ter uma disponibilidade muito abrangente. Assim como visto no Galaxy Z Fold SE, é dito que o primeiro dobrável triplo da marca terá poucas unidades fabricadas, com uma estimativa atual na casa dos 300 mil exemplares. Isso indica que sua venda ficará restrita a países como Coreia do Sul e China.
Outro ponto destacado é que o aparelho não deve trazer um mecanismo de câmera sob a tela, repetindo novamente o que foi visto no Galaxy Z Fold SE. Isso seria feito para garantir que o dispositivo tenha uma exibição o mais perfeita possível, algo que ainda não foi alcançado no Galaxy Z Fold 6, e não deve ser resolvido por completo este ano — não se sabe se o Galaxy Z Fold 7 manterá a característica ou seguirá para o furo na tela como o Z Fold SE.
Como não poderia deixar de ser, seu preço também não deve ser nada acessível, partindo para algo mais próximo ao visto no próprio Mate XT, que é vendido por 19.999 yuans na China. Convertendo para o dólar, teríamos algo na casa dos US$ 2.729, enquanto o Galaxy Z Fold 6 teve seu preço de lançamento fixado em US$ 1.899.
"O produto de dobra tripla terá três painéis de exibição e duas dobradiças internas e externas, e será muito mais caro do que o telefone dobrável existente porque a tecnologia de hardware relacionada melhorará. Por ser um produto ultracaro, o volume inicial não será muito alto considerando a demanda."
Mais informações sobre o primeiro dobrável triplo da Samsung devem surgir nas próximas semanas, sendo esperado que um anúncio aconteça durante o evento Galaxy Unpacked do segundo semestre, com suas vendas iniciando um pouco depois em países selecionados.
Atualização (04/12/2024) - YB
Ainda não chegamos em 2025, mas os rumores já estão fervilhando para o novo ano, que promete ser muito importante para a Samsung e seus dobráveis. Já é esperado que a gigante sul-coreana traga para o próximo ano os smartphones Fold7 e Flip7, com telas maiores, mas, além desses modelos, há uma novidade chegando também.
De acordo com o CEO da DSCC (Display Supply Chain Consultants), Ross Young, a Samsung trará para o mercado de dobráveis o seu primeiro smartphone Galaxy dobrável triplo. Inclusive, o possível celular deve dar as caras somente no começo de 2026.
Essa informação de Young veio por meio de um anúncio feito pelo executivo por meio de suas redes sociais. Embora ainda sejam rumores, como um consultor da cadeia de suprimento de displays do mercado, é possível considerar com bastante firmeza a possibilidade disso não ser apenas um “disse me disse”.
Além disso, a declaração quebra por completos os rumores que indicavam que o aparelho chegaria ainda em 2025. Ao que tudo indica, a ideia da Samsung para 2025 é buscar a recuperação de sua participação no mercado de dobráveis.
Até o momento, a Huawei é a única fabricante de celulares a contar com um aparelho tri-fold, o que provavelmente tem provocado a Samsung até o momento. Vale lembrar que o aparelho chinês possui quantidades limitadas, reforçando que não é um momento seguro para esse tipo de dispositivo.
É possível que o novo dobrável triplo da Samsung chegue como resposta para um vindouro iPhone dobrável, que tem sido foco de muitos rumores nos últimos tempos e que pode ser uma peça essencial para alavancar o mercado de aparelhos deste tipo.
Atualização (22/10/2024) - GS
Os celulares dobráveis chegaram como uma possível evolução dos smartphones modernos, e embora nem todos ainda estejam preparados para embarcar nessa nova tendência, muitas fabricantes já estudam formas de evoluir ainda mais essa tecnologia, como por exemplo os celulares com três dobras.
Apesar de sabermos que a Samsung já trabalha há um bom tempo em um dobrável triplo, a coreana parece ter acelerado ainda mais seus planos após o lançamento do Huawei Mate XT, que fez um sucesso absurdo nos mercados em que está disponível.
A Samsung pode lançar seu dobrável triplo em 2025, segundo informantes da indústria coreana. A empresa está finalizando a tecnologia e as cadeias de fornecimento estão preparadas para o novo produto. Ainda assim, a decisão final deve partir da divisão MX (Mobile eXperience) responsável pelos celulares dobráveis.
Segundo os mesmos informantes, os pedidos para painéis OLED de dobráveis mais antigos caíram mais de 10% conforme a demanda pelos recentes Galaxy Z Fold 6 e Galaxy Z Flip 6 não atingiram as expectativas.
Os envios para os painéis dobráveis da Samsung serão de 12 milhões em 2024, representando uma queda de 40% em relação aos 20 milhões de envios no ano passado. Isso inclui telas para os produtos Galaxy e de outras empresas que usam a Samsung como fornecedor, incluindo a Xiaomi, vivo e OPPO.
Os recentes Galaxy Z Fold 6 e Galaxy Z Flip 6 são responsáveis por cerca de 8 milhões destes envios. A tendência de vendas para todos os dispositivos, novos e velhos, tem caído de um ano ao outro. Uma forma da Samsung tentar combater essa tendência é com o lançamento de um Galaxy Flip mais barato, mas teremos de esperar para descobrir o que acontece.
Texto original - 03/05/2024
A Samsung já se tornou um dos principais players no ramo de celulares dobráveis, mas como a tecnologia está sempre em constante evolução, sabemos que a gigante sul coreana já estuda formas de levar essa tecnologia a novos patamares.
Um dos rumores mais fortes sobre a nova geração de dobráveis da Samsung são os dispositivos com dobras triplas, e uma recente patente registrada pela empresa indica que eles estão acelerando o desenvolvimento.
A Samsung registrou uma nova patente relacionada a smartphones dobráveis em três partes com o USPTO (via Patently Apple). A patente foi revelada na semana passada, mostrando as possíveis complexidades de design e funcionamento de tais dispositivos.
A patente mostra um dispositivo que usa duas dobradiças para dobrar um telefone e sua grande tela OLED em três partes de tamanho igual, formando um zigue-zague. O dispositivo transforma-se essencialmente de um tablet em um smartphone compacto, permitindo que os usuários usem a tela grande ao assistir fotos/vídeos e navegar na web no modo tablet e convertê-lo em um dispositivo menor ao viajar.
A patente descreve o uso de sensores e chips nas dobradiças do dispositivo para saber em que estado o telefone está. Por exemplo, se ambas as dobradiças estiverem totalmente abertas, os sensores retransmitirão essas informações ao processador, que mostrará os elementos da interface do usuário em todas as partes da tela. Se o telefone estiver dobrado de forma que apenas uma das três partes da tela fique visível, o sistema operacional exibirá a IU apenas nessa parte.
Embora as patentes anteriores da Samsung se concentrassem no mecanismo de dobradiça e na tela, esta nova patente se concentra mais em como o estado de dobramento do dispositivo é relatado ao sistema operacional, o que mostra que a empresa está mais próxima do que nunca de um produto real.
E aí, o que você achou desse novo conceito de dobrável da Samsung?
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários