
Samsung 26 Set
29 de setembro de 2020 47
O Galaxy Note 20 Ultra é o melhor celular lançado pela Samsung em 2020, mas será que ele consegue superar o melhor smartphone de 2019? Colocamos o phablet coreano para enfrentar o iPhone 11 Pro Max. Leia até o final para ver quem sairá vencedor nessa disputa.
Vendo os dois lado a lado fica claro que o Galaxy parece um produto mais atual. Ele tem bordas mais finas e um pequeno entalhe em forma de furo. Sua tela é mais curvada nas bordas, o que dá maior elegância ao aparelho, mas compromete um pouco a pegada. Ele é maior, porém mais leve que o da Maçã.
A Apple alega que o iPhone possui o vidro mais resistente, mas isso foi em 2019. O Note 20 Ultra estreia a nova geração do Gorilla Glass que mostrou ser mais dura na queda. Na traseira temos conjunto saltado de câmeras nos dois, com bloco maior no Galaxy. Seu vidro também tem acabamento fosco, mas apenas na cor cobre.
Apple e Samsung apostam em certificação IP68, mas a coreana garante proteção apenas até 1,5m de profundidade, enquanto a rival alega que seu celular sobrevive até 4m abaixo d’água. Claro, é bom não abusar já que a garantia não cobre danos por líquido.
Em termos de tecnologias embarcadas não há muita diferença. O Galaxy tem leitor biométrico na tela e o iPhone apenas facial. Se busca por entrada P2, esqueça, mas o Note 20 Ultra tem conexão USB mais ágil e slot para microSD.
Iniciamos o comparativo com ponto para o Note 20 Ultra.
Samsung é a rainha das telas OLED, mas sabemos que ela também fornece painéis para sua maior rival. Porém, o Note 20 Ultra traz uma tela mais atual com brilho mais forte, melhor reprodução de cores e 120 Hz. O iPhone possui apenas 60 Hz, o que impede de exibir animações ou jogos rodando a 120 fps.
Claro que uma tela de 120 Hz gasta mais energia, mas o Note 20 Ultra consegue ajustar a velocidade do painel de acordo com o conteúdo exibido. Assim você pode ter maior fluidez sem se preocupar com a bateria.
Há alto-falantes estéreo nos dois. O iPhone reproduz som mais alto, porém o Galaxy tem áudio mais equilibrado. A Samsung caprichou mais nos graves dessa vez, evitando aquele som seco que vimos nas gerações anteriores. É muito mais agradável ouvir músicas nele do que no iPhone.
O fone de ouvido que vem junto é o mesmo de sempre da AKG com conexão USB-C. Ele é mais confortável e tem qualidade sonora um pouco melhor que o acessório da Apple que acompanha o 11 Pro Max, porém ao usar um fone de alta qualidade nos dois terá experiência sonora similar.
Damos vitória dupla em multimídia para o Galaxy.
Qual tem o melhor sistema? Samsung vem aprimorando a One UI a cada novo lançamento e atualmente temos algo que chega perto da fluidez do iOS, mas o iPhone ainda se destaca nisso. Outro ponto que Apple leva vantagem é no suporte com atualizações por mais de 4 anos. Samsung vem tentando acompanhar e promete três grandes versões do Android para o Note 20 Ultra.
Agora se você busca o celular mais completo de recursos é aqui onde o Galaxy dá um banho no rival. A S Pen adiciona vários extras que aprimoram a produtividade e permitem até controlar o celular à distância. Se você precisar de um computador pode conectar o Galaxy Note 20 Ultra à sua TV via Wi-Fi e usar o Samsung Dex para trabalhar ou jogar.
Daremos um ponto a cada em software.
O Galaxy Note 20 Ultra reaproveita o hardware da linha S20, que como vimos em comparativos anteriores do TudoCelular, acaba perdendo para o A13 Bionic da Apple. E não é diferente com o novo lançamento da Samsung, isso acontece principalmente em nosso teste de multitarefas com o 11 Pro Max sendo alguns segundos mais rápido na abertura de apps e jogos.
Já em benchmarks temos resultados mistos. O iPhone vence em alguns e o Galaxy em outros. No AnTuTu chegamos a uma diferença de 15% de vantagem para o Note 20 Ultra. Em jogos ele também se destaca em alguns títulos por entregar 120 fps, mas, infelizmente, são poucos. A maioria dos games roda com mesma taxa de quadro por segundo em ambos.
Damos um ponto para cada em desempenho geral.
O Note tem pouco acima de 500 mAh a mais de bateria contra o iPhone, mas traz tela maior com mais pixels para alimentar. Por padrão ele vem no modo 120 Hz e isso aumenta o consumo de bateria. Em nosso teste padronizado tivemos quase 8h a menos de duração com o Galaxy. Você pode travar a tela nos 60 Hz para render mais, mas ainda assim ficará bem abaixo do que o celular da Maçã oferece.
A vantagem do Galaxy está no menor tempo de recarga, levando menos de 1 hora para ir de 0 a 100% e em apenas meia hora você já tem mais da metade da bateria para usar. No iPhone leva mais de 2 horas para recarregar completamente sua bateria. Com isso, você pode dar uma carga rápida no Note 20 Ultra no início da noite para durar até o final do dia e não ficará tanto tempo sem celular.
Damos um ponto a cada em bateria.
Em nosso comparativo de câmeras que reuniu o iPhone 11 Pro Max e o Galaxy S20 Ultra vimos que os 108 MP da Samsung não conseguia superar os 12 MP da Apple. Isso mudou agora no Note 20 Ultra? O que notamos é que a Samsung fez algumas melhorias e vemos o Galaxy superar o iPhone em vários cenários.
O Note e o iPhone registram ótimas fotos de dia. O Galaxy satura mais os tons de verde e vermelho, enquanto o rival deixa as fotos levemente amareladas. O Note 20 Ultra leva a melhor no HDR em fotos tiradas no fim de tarde e captura imagens mais claras com a câmera ultra-wide. E se você deseja fotografar algo que estiver longe, terá imagens mais nítidas no Galaxy com seu zoom de 50x.
O iPhone ainda leva a melhor em cenários mais escuros. Ele sofre menos com ruídos e apresenta menor perda de nitidez. Os dois possuem ótimo modo noturno para resgatar detalhes das fotos devoradas pela escuridão, porém no Galaxy você pode fazer isso também com a ultra-wide e terá fotos muito mais claras que no iPhone.
Os dois possuem bom efeito retrato com recorte bem feito e desfoque acentuado do fundo de cenário. Já o iPhone segue com sua mania de dar um tom bronzeado à pele, e muitos curtem o resultado.
Galaxy Note 20 Ultra leva a melhor no conjunto traseiro de câmeras.
Samsung pode ter melhorado suas câmeras traseiras, mas na frontal ainda perde para a Apple. O iPhone 11 Pro Max é melhor para selfies. Ele não sofre do efeito suavizante da Samsung que esconde os defeitos da pele em troca de matar pequenos detalhes que enriquecem as fotos. Já à noite temos selfies mais claras no Galaxy, porém mais granuladas.
Damos ponto ao iPhone em selfies.
Note 20 Ultra é capaz de filmar em 8K e o iPhone apenas em 4K. O que importa é que ambos apresentam ótima qualidade de filmagem, som alto e limpo, poucos tremidos e foco ágil. O iPhone ainda é melhor para filmar à noite, seja com a câmera traseira ou frontal. Os vídeos apresentam menos ruídos e artefatos.
A frontal do iPhone possui estabilização mais eficiente e filmagem em câmera lenta. O Galaxy possui efeito de desfoque em vídeos, porém o recurso é falho e muitas vezes desfoca onde não deveria.
Encerramos o quesito câmera com ponto para o iPhone.
Ambos foram lançados por R$ 8 mil, mas como o iPhone é mais antigo ele pode ser encontrado mais barato atualmente, sem falar que desvaloriza menos que os celulares da Samsung. Não estranhe ver o Note 20 Ultra mais barato que o 11 Pro Max em 2021. Até lá, o modelo da Maçã é o que entrega o melhor custo-benefício.
Ponto final vai para o celular da Apple.
Em nosso comparativo entre o Galaxy S20 Ultra e o iPhone 11 Pro Max tivemos vitória para a Apple, mas a Samsung correu atrás e trouxe um celular melhor para o mercado que agora compete de igual com o top de linha da sua maior rival. Só que estamos comparando um celular de 2020 com um de 2019, será que a Apple consegue virar o jogo com o iPhone 12? Veremos em breve.
Mas e agora, qual comprar? Vamos resumir tudo o que vimos no comparativo: se você prefere design atualizado, experiência multimídia superior, sistema cheio de recursos, bateria que recarrega rápido e conjunto de câmeras mais funcional, então é o Galaxy Note 20 Ultra que deve ser escolhido.
Agora se busca um celular mais compacto, com melhor desempenho multitarefas, bateria que dura mais, atualizações por vários anos, melhor câmera de selfies e menor desvalorização a longo prazo, então pode ir de iPhone 11 Pro Max.
RESULTADO
Samsung Galaxy Note 20 Ultra: 7 PONTOS
Apple iPhone 11 Pro Max: 6 PONTOS
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários