
Tech 11 Abr
Aguardada como a nova placa de vídeo de entrada da AMD, a Radeon RX 9060 XT teve as principais especificações técnicas apontadas pelo site VideoCardz. Caso as informações estejam corretas, a novidade deve seguir os passos da antecessora ao ser oferecida em duas configurações de memória, além de apostar principalmente na arquitetura RDNA 4 e em clocks bem mais altos para entregar ganhos de desempenho.
De acordo com o site, a RX 9060 XT virá equipado com o chip Navi 44, munido de 2.048 Stream Processors (núcleos), mesma quantidade vista na GPU Navi 33 da Radeon RX 7600 XT — um indício forte de que o time vermelho apostará nos ganhos de arquitetura para entregar mais desempenho.
Outro ponto a trazer melhorias seriam as frequência de operação, com velocidades significativamente mais altas, atingindo Game Clock (a frequência durante a reprodução de jogos) de 2.620 MHz e Boost Clock (a velocidade máxima) de 3.230 MHz. Em comparação, a RX 7600 XT possui Game Clock de 2.470 MHz e Boost Clock de 2.755 MHz.
Assim como a geração passada, e a igualmente aguardada rival NVIDIA GeForce RTX 5060 Ti, a RX 9060 XT seria oferecida em versões com 8 GB e 16 GB de VRAM, mas seguindo no padrão antigo GDDR6 com interface de 128-bit. Felizmente, veríamos um aumento na velocidade de 18 Gbps para 20 Gbps, garantindo assim um salto modesto na largura de banda, que vai de 288 GB/s para 320 GB/s.
Um dos aspectos mais interessantes estaria no consumo: a novidade exigiria uma fonte com no mínimo 500 W de potência, com certos modelos customizados por fabricantes parceiras (AIBs) elevando essa recomendação para 550 W. O número é bem-vindo ao considerarmos que a RX 7600 XT exigia fontes de ao menos 600 W, e destaca um possível ganho na eficiência energética.
Para completar, a placa de entrada contaria com apenas três portas de vídeo, em vez das quatro presentes nas mais robustas RX 9070, sendo limitações no chip Navi 44 as possíveis culpadas. O VideoCardz não chega a mencionar o nível de desempenho, mas é plausível esperar por algo em torno de 15% a 20% diante dessa ficha técnica, com avanços mais significativos em Ray Tracing, uma das maiores novidades da arquitetura RDNA 4.
A questão mais crítica deve ser o preço, que segue desconhecido. Com sorte, a AMD deve seguir a postura agressiva adotada pela RX 9070 XT para atrair mais público, o que é bastante possível levando em conta a promessa da marca de focar no segmento mainstream, onde encontram-se as GPUs mais acessíveis.
Também não há detalhes sobre o lançamento, mas o portal sugere que as AIBs esperam um anúncio formal durante a Computex 2025, marcada para começar em 19 de maio. Certamente novas informações, incluindo mais especificações e o possível nível de performance, devem ser vazadas até lá.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários