Rumores 21 Nov
Continuando o número crescente de rumores em torno da aguardada família GeForce RTX 50, uma postagem já apagada de um suposto gerente de produtos da Lenovo na China indica que a RTX 5050 para notebooks pode coexistir com a RTX 4050. O executivo sugeriu que a GPU de nova geração pode chegar mais cara que o esperado, abrindo brecha para que o modelo antigo continue à venda como uma alternativa acessível.
Segundo a publicação, a RTX 4050 seria a única integrante da família RTX 40 Mobile a ter a produção mantida — todas as outras soluções para laptop seriam substituídas pela série RTX 50. Curiosamente, uma RTX 5050 também seria lançada, sendo assim vendida de forma simultânea com sua antecessora.
Conforme destaca o gerente, essa movimentação é um forte indício de que a nova GPU de entrada da NVIDIA pode apresentar um preço maior que o esperado, dando margem para que a 4050 continue sendo vendida. Apesar disso, o executivo destaca não ter informações de preço, trabalhando apenas com detalhes de estoque.
Essa não é a primeira vez que essa estratégia de coexistência de diferentes modelos de entrada do time verde é indicada por rumores — um vazamento da Clevo, fabricante de notebooks focados em white label (usados como base por outras marcas) sugeriu que, além da RTX 4050, a NVIDIA manteria também a RTX 3050 nas versões de 6 GB e 4 GB, tirando de circulação a RTX 2050.
Apesar de não ser exatamente positivo em termos de valores para os consumidores, o plano faz sentido considerando o cenário atual: mesmo sendo básicas, as RTX 3050 são mais potente que gráficos integrados e estão consideravelmente mais baratas de serem fabricadas.
Por sua vez, mesmo não sendo tão acessível quanto a representante da família RTX 30, a RTX 4050 já possui algum tempo de mercado e deve custar menos para a gigante frente à RTX 5050, que empregará uma série de novas tecnologias. Manter as três gerações permite à NVIDIA atender a uma faixa de preço maior e, consequentemente, a um público mais amplo.
RansomHub posts ODM & OEM laptop maker Clevo of Taiwan whose clients include Nvidia, Intel, Micron and AMD. pic.twitter.com/fMUGnMTjdq
— Dominic Alvieri (@AlvieriD) June 3, 2024
Ainda há poucos aspectos conhecidos da RTX 5050, mas rumores apontam para o código de identificação GN22-X2 e o uso do chip GB207 com a mesma contagem de 2.560 núcleos da geração passada, mas agora baseados na nova arquitetura Blackwell. Também teríamos interface de memória de 128-bit e 8 GB de VRAM GDDR7, mais veloz.
A expectativa é que a linha RTX 50 seja oficializada durante a CES 2025, em janeiro, começando pelas soluções para desktop. As versões para notebook devem estrear pouco depois, possivelmente na Computex, em maio. Mais informações devem ser vazadas até lá.
Comentários