Tech 27 Set
A NVIDIA está preparando a descontinuação da GeForce RTX 4090 e GeForce RTX 4080 SUPER, suas placas de vídeo para jogos mais avançadas, segundo informações descobertas no fórum chinês Board Channels. A suposta decisão pode ser um indício de que a nova geração de hardware da fabricante está próxima de ser anunciada.
Em meio às especulações sobre o lançamento da GeForce RTX 5090 e GeForce RTX 5080, uma fonte supostamente relacionada ao assunto indica que a GeForce RTX 4090, lançada em 2022, teve sua produção encerrada e deixará de ser fornecida ao varejo ainda em outubro, sinalizando o possível anúncio de um novo modelo.
É informado ainda que a GeForce RTX 4090D, uma versão “capada” da placa de vídeo top de linha lançada exclusivamente na China, também deixou de ser produzida.
O que chama atenção no vazamento é que a GeForce RTX 4080 SUPER também estaria cotada para ser descontinuada em 2024. Curiosamente, esse modelo foi lançado há apenas dez meses como uma versão turbinada da GeForce RTX 4080. É esperado que ela deixe de ser fornecida às lojas varejistas já em novembro de 2024.
Esse detalhe reforça a especulação de que a GeForce RTX 5090 e GeForce RTX 5080 serão lançadas ao mesmo tempo pela NVIDIA. A expectativa é que ambas as placas de vídeo da nova geração sejam apresentadas na CES 2025, embora não haja certeza de que elas estarão disponíveis nas lojas simultaneamente em primeiro momento.
Cabe lembrar também que a NVIDIA parece ter abandonado a produção da GeForce RTX 3060, sua placa de vídeo mais popular, após mais de quatro anos. Essa decisão pode fazer com que a GeForce RTX 4060 ganhe espaço entre os gamers e passe a ser a nova opção de custo-benefício, trazendo como destaque o suporte para DLSS 3.
Contradizendo rumores de que a nova geração de placas de vídeo chegaria às lojas ainda em 2024, a NVIDIA deve reservar a GeForce RTX 5090 e GeForce RTX 5080 para a CES 2025, que ocorrerá entre 7 e 10 de janeiro. Elas terão uma GPU baseada na arquitetura “Blackwell”, possivelmente com litografia de 3 nanômetros.
A NVIDIA ainda não confirmou detalhes sobre as novas placas gráficas, mas vazadores apontam que haverá grandes evoluções na arquitetura de ray tracing e inteligência artificial da linha. Esta será a primeira linha de hardware da “equipe verde” a utilizar os módulos de memória GDDR7, mais rápidos, com velocidades de até 28 Gbps.
Os preços e data de lançamento exata das novas placas de vídeo ainda são um mistério.
Comentários