LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

AMD pode mudar numeração de placas-mãe AM5 compatíveis com Ryzen 9000

27 de maio de 2024 12

A AMD está preparando o lançamento de uma nova geração de processadores para desktops com arquitetura Zen 5, que promete um salto de desempenho e eficiência em comparação com a Zen 4. O hardware deve ser compatível com o soquete AM5, no entanto, a fabricante parece estar preparando uma linha renovada de placas-mãe.

Curiosamente, parece que a AMD anunciará sua próxima geração de placas-mãe como “série 800” — igualando a numeração dos modelos com os produtos da Intel. Cabe lembrar que a atual geração de processadores da “equipe vermelha”, chamada de “Ryzen 8000”, é compatível com as placas-mãe com chipsets de série 600.

(Imagem: AMD)

De acordo com vazadores da indústria de hardware, a Gigabyte está preparando uma apresentação para a Computex 2024, feira de tecnologia que acontecerá entre 3 e 7 de junho. Um dos produtos exibidos pela fabricante deve ser uma placa-mãe inédita de série 800 que será compatível com os processadores baseados em Zen 5.

Isso significa que a AMD pulará a numeração “700”. Portanto, teríamos:

  • X670E (Zen 4) → X870E (Zen 5)
  • B650E (Zen 4) → B850E (Zen 5)
  • B650 (Zen 4) → B850 (Zen 5)
  • A620 (Zen 4) → A820 (Zen 5)

Caso os rumores sejam comprovados, isso significará que a fabricante irá “pular” um dígito pela primeira vez em sua nomenclatura de chipset. A empresa passou a utilizar o soquete AM5 (LGA 1718) com o lançamento das placas-mãe de série 600, que foram as primeiras a suportar a arquitetura Zen 4.

Para este ano, os processadores baseados em Zen 5 — cuja nomenclatura também poderia mudar de “Ryzen 9000” para “Ryzen AI 300” — também serão compatíveis com o soquete AM5, cumprindo a promessa da AMD em manter seus processadores compatíveis com o novo padrão de conexão até 2025.

A nova nomenclatura poderia facilitar a escolha de compra daqueles que buscam migrar da Intel para a AMD, uma vez que ambas as fabricantes estariam utilizando a mesma numeração de chipsets para gerações de processadores equivalentes.

(Imagem: AMD)

A AMD deve anunciar sua próxima geração de processadores para desktops já em 2024, assim como a Intel, que está preparando o anúncio da família Core 200 “Arrow Lake” para meados do segundo semestre. Ambas as empresas participarão da Computex 2024, que deve ser o palco de apresentação dos novos chips.

Ofertas em processadores da AMD

12

Comentários

AMD pode mudar numeração de placas-mãe AM5 compatíveis com Ryzen 9000
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2