LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Intel Core i7 11700K e i9 11900K passam pelo Geekbench com clocks de até 5,3GHz

22 de janeiro de 2021 3

Depois de uma longa espera, a Intel enfim expandiu sua litografia de 10nm para chips de maior poder de processamento com o anúncio da família Tiger Lake H35. Mirando em notebooks gamer compactos, os chips oferecerem as mesmas melhorias vistos nos ultrabooks, mas com potencial para tarefas ainda mais pesadas.

Ainda assim, este não será o único grande anúncio da empresa para 2021: não apenas veremos versões mais robustas da linha Tiger Lake, como também os aguardados chips para desktop Rocket Lake-S de 11ª geração. Oficializados no final do ano passado, a linha Rocket Lake promete trazer a Intel de volta à competição com a AMD, proporcionando ganhos de respeitáveis 15% em instruções por clock.

Esperados para chegar ao mercado em breve, as CPUs Rocket Lake têm passado por diversos benchmarks, e agora acabam de ser vistos no Geekbench 5. Os leakers Tum Apisak e Leakbench encontraram testes do Intel Core i7 11700K e Core i9 11900K, modelos mais poderosos da nova família.

Resultados do Intel Core i9 11900K no Geekbench 5.

A essa altura, as configurações de ambos os chips não são mais surpresa: temos 8 núcleos e 16 threads em ambos, com os clocks sendo a principal diferença. Enquanto o i7 se limita a clock base de 3,6GHz, boost de 5,0GHz e all-core boost de 4,6GHz, o i9 vai além e traz clock base de 3,5GHz, boost de 5,3GHz e all-core boost de 4,8GHz.

Resultados do Intel Core i7 11700K.

Os dois processadores também devem exigir uma fonte e um sistema de resfriamento robustos, já que tem consumo padrão definido em 125W, mas podem atingir nada menos que 250W em cargas de trabalho prolongadas. Dito isso, os modelos Rocket Lake conseguem trazer um ganho respeitável em performance, como mostram os resultados do Geekbench.

Ainda assim, dois pontos devem ser levados em consideração: um overclock pode acabar com a diferença entre Core i7 e i9, e os avanços sobre os Ryzen 5000 da AMD não passam de 13% em single-core e modestos 5% em multi-core. De toda forma, ao menos por enquanto, a linha Rocket Lake deve manter a Intel competitiva, até que a curiosa família Alder Lake, com design híbrido, seja oficializada no final do ano.

Apesar dos resultados promissores em relação à 10ª geração, os chips Rocket Lake ainda não conseguem abrir grande margem de vantagem sobre os Ryzen 5000, como mostra o gráfico do WCCFTech.

A 11ª geração Intel Rocket Lake-S está prevista para chegar ao mercado entre os meses de março e abril, devendo ainda estrear as novas placas-mãe da série 500. Usuários das placas high-end Z490 contarão com compatibilidade, no entanto, considerando que o socket LGA 1200 permanece.


3

Comentários

Intel Core i7 11700K e i9 11900K passam pelo Geekbench com clocks de até 5,3GHz
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2