
Planos 20 Jul
O telefone fixo está com os dias contados. Não é nenhuma grande novidade, tendo em mente um estudo recente que aponta que o brasileiro tem dado prioridade à banda larga, preterindo outros serviços como televisão por assinatura ou a telefonia fixa. O serviço larga, aliás, cresceu mais de 5% no último ano aqui no Brasil.
De acordo com o presidente da Telefônica Vivo, Eduardo Navarro, em uma palestra da qual participou na última sexta-feira, o telefone fixo tem o mesmo destino de serviços como o telex e o fax. E fixou, inclusive, uma data para o final: 2025, quando se encerram os atuais contratos de concessão.
Hoje temos 44 milhões de linhas fixas, mas porque ainda vendemos telefonia fixa com a banda larga fixa. Se houver a desconexão, certamente, a telefonia fixa vai desabar no curto prazo. A revisão da Lei de Telecom se faz necessária porque é preciso investir onde o Brasil precisa: Banda Larga.
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, falara pouco antes do presidente da Telefônica Vivo. O político acredita que o Brasil precisa trabalhar muito para oferecer acesso à internet em todas as regiões, pois ainda deixa a desejar em infraestrutura.
Navarro concordou com Kassab, e fez uma espécie de ‘mea culpa’ do setor ao admitir que o ritmo de investimento está muito lento e bem abaixo do esperado.
Nós mesmo, no ano passado, fizemos apenas duas cidades com banda larga fixa. Estamos apostando mais na banda larga móvel por conta da receita. E isso não é aceitável para o Brasil, absolutamente. E como nós, estão todas as demais operadoras.
Segundo os dados da Anatel, cerca de dois mil municípios brasileiros sequer possuem banda larga atualmente. E apenas cerca de 400 cidades já oferecem o serviço com mais de 10Mbps para a população.
Fica a esperança, então, que o cenário comece a virar com a percepção dos peixes grandes do setor de que o país está atrasado em um mundo altamente conectado como o do século 21.
E você, tem internet de 10Mbps ou mais em seu município? Descreve pra gente a infraestrutura de sua cidade aí nos comentários.
Comentários