
11 Fevereiro 2016
29 de janeiro de 2016 10
Seguindo os passos da TIM em novembro do ano passado, Oi lançou o seu novo plano pré-pago Oi Livre que tem como diferencial acabar com a cobrança adicional em chamadas para números de outras operadoras. Com esta simples mudança a empresa viu grande interesse dos seus consumidores pela novidade ao relatar que mais de 20% da sua base de clientes já passou para o novo plano.
No último relatório liberado pela Anatel, Oi contava com 40,296 milhões de acessos aos planos pré-pagos da empresa, sendo 85,7% de toda a sua base de clientes. Se levarmos essa base como cálculo para a mudança de plano atual, então uma média de 8 milhões de clientes da empresa podem ter passado para o novo plano da Oi. Fica difícil saber exatamente quantas linhas estão envolvidas, já que a Anatel não divulga mais relatórios com quantidade discriminada de acessos pré e pós-pago.
Temos que lembrar que desde junho a base pré-paga vem caindo em todas as operadoras no Brasil e que provavelmente a Oi terminou o ano com menos que 40 milhões de linhas desta modalidade. O balanço do quarto trimestre da operadora deve ser divulgado nas próximas semanas. E de acordo com a própria Oi, foram realizadas várias pesquisas pelo Brasil para saber quais as verdadeiras necessidades dos consumidores e trazer planos com ofertas mais interessantes.
Essa mudança no fim da cobrança de tarifas adicionais em ligações entre operadoras já é uma tendência mundial e que também poderá ser adotada pelas demais empresas brasileiras. Mas também é importante destacar que essa mudança antecipa as quedas das tarifas de interconexão (VU-M) programadas pela Anatel.
Comentários