
Curiosidade 13 Mai
Atualização (22/05/2024) - RS
O Nubank está pronto para entrar no segmento de telefonia após aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. Dessa forma, a companhia poderia usar a infraestrutura da Claro para funcionar como uma operadora móvel virtual (MVNO). Vale lembrar que o contrato de credenciamento foi homologado em abril deste ano.
Em geral, pode-se dizer que a Fintech está indo contra um histórico não muito favorável no quesito renda no Brasil nessa categoria. Mesmo assim, a companhia conta com um mercado na qual ocupa 22% de recargas para ter um bom desempenho. Do mesmo modo, ela não iniciará o seu negócio totalmente do zero.
Na prática, esse último item mencionado significa que o Nubank terá a chance de oferecer pacotes por um preço menor. Por enquanto, não se sabe ao certo se a empresa conseguirá ser uma forte ameaça para operadoras consolidadas como TIM e Vivo. Mas, certamente, deve acirrar a concorrência no segmento.
Analistas da XP, inclusive, preveem que o banco digital pode conquistar até 11 milhões de usuários pré-pagos e 7,5 milhões de pós-pagos em um período de 3 anos. Os clientes, então, esperam ter vantagens interessantes com o uso da operadora virtual, como linha de tarifas reduzidas e benefícios para uso do cartão de crédito e conta digital.
Seja como for, com a futura concorrência chegando, as demais operadoras podem acabar fazendo ajustes com foco em manter sua base de usuários, além de conquistar novos, obviamente. Por enquanto, não se sabe ainda quando a novidade será lançada ao público, mas não deve demorar muito.
Mais sobre o Nubank: veja o lançamento do plano de assinatura da companhia que inclui cashback e outros benefícios, além dos detalhes sobre a integração dos serviços de investimentos ao app principal.
Matéria Original (11/04/2024)
O Nubank está interessado em ampliar os seus serviços, oferecendo soluções também no setor de telefonia. Conforme noticiado pelo Tecnoblog, a Anatel já homologou um contrato de credenciamento, firmado entre a companhia e a Claro, o que possibilitará a criação de uma nova operadora móvel virtual.
Em um primeiro momento, a documentação oficial contava com um item que implementava a exclusividade entre as empresas para credenciar a operadora virtual. Mas, esse tópico foi suprimido e, portanto, o atual banco digital terá liberdade para negociar com outras fornecedoras de serviço de telefonia móvel.
O acordo, em geral, foi homologado entre Claro e Nucommerce Ltda. Para quem não sabe, esse nome se refere ao Nubank, com o cadastro CPNJ disponível para identificar o CFO do banco digital desde fevereiro de 2021, Guilherme Marques do Lago. Além disso, o endereço registrado é o mesmo da sede da companhia em São Paulo.
Apesar de ser uma surpresa, o Nubank não é o primeiro banco que se lança no ramo de telefonia. Hoje em dia, o Banco Inter tem a Inter Cel, uma operadora da categoria que usa a cobertura da Vivo. A instituição até chega a oferecer 4% de cashback no valor da recarga da linha de telefone. O banco digital foi procurado, mas não se pronunciou sobre o assunto.
Mais sobre o Nubank: veja os detalhes sobre a integração dos serviços de investimento da empresa ao seu app, bem como a novidade que chegou para a conta Global dos clientes Ultravioleta.
Comentários