
Economia e mercado 22 Abr
Após diversos teasers, a Vivo Mobile lançou nesta terça-feira (22) o Vivo T4 5G, novo celular intermediário premium da gigante. Além do design caprichado, com curvaturas por todos os lados e construção robusta de alta resistência, o telefone estreante chama atenção pela tela AMOLED com brilho intenso, processamento competente e uma bateria de grande capacidade, com tecnologia de carregamento de 90 W.
O primeiro grande destaque do T4 5G é o design, com painel frontal e traseiro curvos, tentando replicar a aparência de smartphones mais caros. Mesmo construído em plástico, o aparelho promete alta resistência graças às certificações IP65 e MIL-STD-810H, que atestam durabilidade contra poeira, respingos d'água e impactos.
As câmeras empregam um grande módulo circular, seguindo a rota da linha premium X, e duas opções de cores são oferecidas: cinza e turquesa, ambas com acabamento fosco.
Também está entre os pontos fortes do modelo o processamento, que traz chip Snapdragon 7s Gen 3, 8 GB ou 12 GB de RAM LPDDR4X e 128 GB ou 256 GB de armazenamento UFS 2.2. Versão levemente simplificada do 7 Gen 3, o 7s Gen 3 ainda entrega bom desempenho para uso diário e alguns jogos exigentes, especialmente com as configurações de memória usadas aqui.
Na tela, o intermediário continua chamando atenção ao embarcar painel AMOLED de 6,77 polegadas, com resolução Full HD+ de 2392 x 1080 pixels e taxa de atualização de 120 Hz. O pico de brilho é extremo, atingindo os 5.000 nits em condições específicas ao usar HDR, e há um sistema de som mono simples para acompanhar o display.
Por sua vez, as câmeras são básicas e trazem lente de selfies de 32 MP, abrigada em um furo centralizado na tela, junto a uma dupla de lentes traseiras com sensor principal Sony IMX882 de 50 MP e sensor para cálculo de profundidade de 2 MP. A marca promete boa qualidade de imagem, inclusive em baixa luz, e destaca o suporte a gravações em 4K a 30 FPS.
Outra característica de peso do T4 é a bateria, com grande capacidade de 7.300 mAh, mesmo em um corpo relativamente fino de menos de 8 mm, em virtude do uso de silício-carbono. O componente garantiria até 35h de reprodução de vídeo e possui carregamento rápido de 90 W, que recuperaria 50% da carga em cerca de 33 minutos.
No mais, o novo celular conta com conectividade 5G, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2, emissor infravermelho para controlar outros dispositivos, leitor de digitais óptico sob a tela e sistema operacional Android 15, rodando sob a interface Funtouch OS 15 com recursos de IA como o Circule para Pesquisar do Google. Promessas de atualizações não foram anunciadas, mas a empresa promete que o dispositivo manterá a fluidez por pelo menos 4 anos.
O Vivo T4 5G chega primeiro à Índia, com disponibilidade prevista para 29 de abril. Os preços sugeridos são os seguintes:
Ainda não há informações sobre a estreia do aparelho em outras regiões, como o Brasil, que verá a empresa começar a operar por aqui em breve sob o nome JOVI.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários