
Economia e mercado 16 Mar
A Huawei deve lançar em breve uma nova linha de notebooks com chipset proprietário ao invés de usar soluções da Intel ou AMD. Isso porque a fabricante chinesa certificou o seu primeiro processador na China.
Conforme dados publicados neste fim de semana pelo Centro de Avaliação de Segurança da Informação da China, o Huawei Kirin X90 PC será produzido na arquitetura ARM.
Com isso, a fabricante chinesa terá laptops capazes de rivalizar com os MacBooks, que também usam a plataforma ARM nos chips Apple M para garantir mais desempenho e autonomia excepcional.
Já no universo do Windows, diversas fabricantes tem apostado em chips Qualcomm Snapdragon X Elite ou Snapdragon X Plus.
Um detalhe importante é que a Huawei também certificou outros chips para notebooks conectados e há chances deles contarem com suporte para modem 5G.
Shenwei H8000, Feitang Tengyun S5000C-E e Loongson 3B6000/3C6000.
Por enquanto, não há qualquer especificação técnica desses chips, mas todos são desenvolvidos na arquitetura ARM e serão provavelmente produzidos pela SMIC dentro do seu processo de 7 nanômetros.
Cabe lembrar que os novos notebooks da Huawei devem sair da caixa com HarmonyOS Next como sistema operacional, uma vez que a licença dos Estados Unidos para que a Microsoft trabalhe com a chinesa se encerra no fim de março.
E, como a guerra comercial sino-americana tem se intensificado cada vez mais, dificilmente a administração de Donald Trump renovará essa permissão, obrigando a Huawei a apostar em um sistema 100% proprietário.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários