
Asus 10 Jan
11 de janeiro de 2025 0
Conhecida pelos tablets e notebooks compactos de baixo custo, a CHUWI anunciou nesta semana o lançamento dos primeiros dispositivos do mercado a virem equipados com a recém-lançada família Intel Twin Lake, CPUs de entrada atualizadas do time azul. Mesmo sendo básicos, os aparelhos trazem especificações bastante competentes, e podem ser interessantes para quem busca um PC portátil acessível para uso diário.
Os Intel Twin Lake são versões revisadas dos Alder Lake-N lançados no início de 2023, atuando como substitutos dos antigos Celeron. Toda a linha é composta apenas de E-Cores, os núcleos de alta eficiência, com a arquitetura Gracemont presente nas CPUs de 12ª geração da Intel.
As especificações dos Twin Lake são quase as mesmas dos Alder Lake-N, mas há algumas melhorias importantes, incluindo frequências de operação mais altas para garantir um pouco mais de performance e otimizações para aumentar a eficiência energética. Focando no baixo consumo, esses componentes operam na faixa de 7 W a 15 W, a depender do notebook.
Passando para os lançamentos da CHUWI, o mais robusto deles é o MiniBook X N150 que utiliza o processador Intel N150, CPU intermediária da linha composta de quatro núcleos rodando a até 3,6 GHz. Acompanham o componente 12 GB de RAM LPDDR5X e 512 GB de SSD NVMe, configurações bem avançadas para a categoria.
Em virtude do consumo baixo e do aquecimento reduzido, o N150 permite ao MiniBook X ser extremamente compacto. Temos por aqui um notebook com apenas 11 mm de espessura e 920 gramas de peso, em dimensões menores que a de uma folha de papel A4.
Na tela, o aparelho embarca um painel IPS LCD de 10,51 polegadas em proporção 16:10, mais alta, resolução Full HD+ de 1920 x 1200 pixels e taxa de atualização de 60 Hz. Apesar de simples, o display tem um truque: a dobradiça 2 em 1, que permite usar o laptop como um tablet.
O tamanho reduzido limita as conexões, mas os conectores disponíveis são robustos. Junto ao P2 para fones de ouvido, há duas portas USB-C com "recursos completos", que incluem saída de vídeo via DisplayPort e protocolo para internet via cabo.
A bateria também é pequena, com 28,8 Wh, mas a combinação com o N150 e a tela menor devem garantir um tempo estendido de uso. Além disso, há suporte a carregamento rápido com Power Delivery 3.0.
Fecham o pacote o corpo em peça única de metal, o teclado em tamanho completo, apesar de não haver teclas numéricas, o trackpad de tamanho relativamente amplo considerando as dimensões compactas, refrigeração ativa com uma ventoinha para manter alto desempenho por mais tempo, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2 e o sistema operacional Windows 11 Home.
Para quem procura uma alternativa ainda mais portátil, a CHUWI lançou o tablet Hi10 X1 N150. Assim como o MiniBook X, temos o processador Intel N150, mas acompanhado de 8 GB de RAM LPDDR5 e 256 GB de SSD SATA, conjunto ainda acima da média para computadores baratinhos.
O grande diferencial do Hi10 X1 é justamente o formato de tablet, com corpo mais fino de 10,1 mm e peso de apenas 610 gramas, facilitando o transporte. Para manter a usabilidade, o aparelho possui uma capa teclado inclusa na caixa, com fixação magnética.
A tela IPS LCD por aqui é menor e de resolução reduzida, com 10,1 polegadas, taxa de 60 Hz e 1280 x 800 pixels, mas o sacrifício ao menos deve garantir um pouco mais de desempenho e autonomia de bateria. Fora isso, a proporção é 16:10, fazendo o tablet continuar sendo interessante para o manuseio de textos e arquivos.
Curiosamente, a lista de conexões é até mais ampla que a vista no MiniBook X, trazendo duas portas USB-C, uma Micro HDMI para vídeo, uma USB-A 3.2 Gen 1 (com velocidade de 5 Gbps) e conector P2 para fones de ouvido. A bateria possui 3.400 mAh, e há carregamento rápido com Power Delivery.
Outro aspecto que separa o Hi10 X1 do "irmão" em formato de notebook é a presença de duas câmeras para videochamadas e escaneamento de documentos. A dupla é composta de um sensor frontal de 5 MP, e um traseiro de 8 MP.
No mais, o tablet conta com Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2, sistema de refrigeração ativo com uma ventoinha mesmo com o corpo fino e Windows 11 Home.
Os novos CHUWI MiniBook X e Hi10 X1 N150 começarão a ser vendidos no site oficial da marca ainda no primeiro trimestre de 2025, mas preços não foram detalhados no momento. A companhia também confirmou que pretende trazer o chip Intel N150 a outras modelos no mesmo período.
A quem se interessou nos dispositivos, a boa noticia é que o site oficial da CHUWI realiza envios para o Brasil, mas é preciso arcar com o frete e as taxas de importação, o que pode tornar o valor final nada amigável.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários