
Android 02 Jul
02 de janeiro de 2025 59
Depois de muitos rumores e teasers, a Xiaomi finalmente anunciou oficialmente o Redmi Turbo 4, primeiro smartphone do mundo com o novo chip Dimensity 8400-Ultra da MediaTek. Como esperado, o aparelho foca em entregar uma performance muito acima de concorrentes na mesma faixa de preço, mas sem deixar de lado outras características importantes como a qualidade de construção, boa tela, sistema de câmeras competente e uma bateria enorme.
Começando pelo design, é inegável a comparação com o iPhone 16, sendo visto um corpo de laterais planas e módulo de câmeras traseiro com dois sensores unidos por um bloco em formato de pílula na vertical — o flash LED fica logo ao lado. Por aqui, porém, temos corpo de plástico com traseira em vidro, e a tela de bordas finas traz um pequeno furo no topo para a câmera de selfies. A Xiaomi incluiu certificação IP68, que garante que o aparelho sobreviva a mergulhos de 30 min em até 2 metros de água doce.
Os botões de volume e energia ficam na lateral direita, enquanto na parte inferior o Redmi Turbo 4 traz um alto-falante, porta USB-C, microfone e gaveta para chips SIM, ficando na lateral superior mais um microfone, mais um alto-falante, e o emissor infravermelho para usar o celular como controle universal, podendo gerenciar TV, aparelho de som, ar-condicionado e muito mais.
Em relação à tela, o Redmi Turbo 4 conta com um painel AMOLED de 6,67 polegadas com resolução FHD+, taxa de atualização de 120 Hz e muitos diferenciais que garantem grande qualidade, como profundidade de cor de 12-bit para mais de 68 bilhões de tons, brilho máximo de 3.200 nits, e suporte a protocolos HDR10+, Dolby Vision, HDR Vivid e ZREAL. O sistema de som estéreo tem suporte a Dolby Atmos para completar o pacote multimídia.
Nas especificações, o Redmi Turbo 4 oferece o já mencionado chip Dimensity 8400-Ultra, com CPU octa-core rodando a até 3,25 GHz, GPU ARM Mali-G720 MC7, MediaTek NPU 880 para processamento de Inteligência Artificial e fabricação em processo de 4 nm da TSMC. A plataforma é acompanhada de 12 ou 16 GB de RAM LPDDR5X, e 256 ou 512 GB de armazenamento UFS 4.0. Com esse conjunto, ele entregará performance competitiva até com flagships de geração passada.
Já na parte de câmeras, o destaque fica para o sensor principal Sony LYT-600 de 50 MP, que traz abertura f/1.5 para ótima performance em ambientes de pouca luz, dimensões de 1/1.95", pixels de 1.6 μm com agregação de 4 pixels em 1, e estabilização óptica de imagens (OIS). A Xiaomi incluiu várias funções para deixar as fotos melhores e mais divertidas, com uso de IA para remoção de objetos, modo noturno e muito mais.
O sensor principal é auxiliado por uma câmera ultrawide de 8 MP com abertura f/2.2, que já será suficiente para entregar um campo de visão maior com boa qualidade em ambiente externo bem iluminado. A câmera frontal tem 20 MP, usando um sensor OmniVision OV20B com tamanho de 1/4" e trazendo abertura f/2.2. A câmera traseira é capaz de gravar vídeos em até 4K a 60 fps, enquanto a frontal está limitada ao Full HD a 30 fps.
Por fim, a bateria é feita em liga de silício-carbono, o que permite maior densidade e segurança, chegando aos 6.550 mAh com suporte a carregamento rápido de 90 W que leva a bateria de 0 a 100% em apenas 45 minutos, segundo a Xiaomi. Mesmo com um tanque tão grande, o Redmi Turbo 4 tem apenas 8,06 mm de espessura e pesa 203,5 gramas, não sendo muito além do que modelos tradicionais com bateria de 5.000 mAh oferecem.
O novo intermediário da Xiaomi vem de fábrica com o sistema operacional HyperOS 2.0 baseado no Android 15, tendo suporte a redes 5G, Bluetooth 6.0, Wi-Fi 6 e NFC. Ele traz leitor de impressões óptico sob a tela, que a Xiaomi afirma que funciona mesmo em ambientes de baixa luz.
O Redmi Turbo 4 já está disponível para venda na China, trazendo quatro opções de configurações de memória e três cores distintas. Quem escolher o modelo na cor branca e realizar a compra durante o período de lançamento ainda leva para casa uma caixa especial que inclui versões personalizadas do relógio Redmi Watch 5 e do fone Redmi Buds 6 na mesma cor.
Os preços sugeridos são:
Ainda não há informações sobre a venda global do Redmi Turbo 4, porém é praticamente certo que o modelo será relançado no próximo dia 9 de janeiro como Poco X7 Pro, sendo provável que esta seja a versão que chegará a mercados fora da China — incluindo o Brasil.
Curiosamente, também não tivemos qualquer comentário sobre o também especulado Redmi Turbo 4 Pro, indicando que seu lançamento ficará para um momento futuro.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários