Tech 25 Jun
Um celular da empresa alemã Volla Systeme chamou a atenção pelo seu foco em segurança e privacidade. Disponível em campanha no Indiegogo, o modelo chamado de Volla Phone Quintus também tem como destaque um serviço de nuvem integrado e opcional, além de operar com o sistema Ubuntu Touch.
Para começar, o modelo vem com uma tela AMOLED de 6,78 polegadas e opera com a plataforma Dimensity 7050 da MediaTek, aliada a 8GB de memória RAM e armazenamento interno com 256GB de capacidade. Na parte de fotografia, ele vem com uma câmera principal de 50MP.
Em relação aos quesitos de segurança e privacidade, o modelo traz um serviço de nuvem batizado de Volla Cloud, que usa a tecnologia Holochain como base. Esse sistema cria uma rede ponto a ponto entre aparelhos Vollo e permite o compartilhamento de dados criptografados. Ou seja, não é uma plataforma de nuvem que depende de um data center.
O modelo também possui um aplicativo de troca de mensagens chamado Relay, que permite trocar mensagens e mídias sem que seja preciso registrar número de telefone ou usar servidores externos. Do mesmo modo, ele vem com o Hide.me VPN para que o usuário faça suas atividades online com maior proteção.
- Tela AMOLED de 6,78 polegadas com resolução 1080 x 2400 e brilho de 650 nits
- Taxa de atualização de 120 Hz
- Plataforma MediaTek Dimensity 7050
- 8GB de RAM
- 256 GB de armazenamento interno
- Câmera frontal de 15.9MP
- Três câmeras traseiras:
- Lente principal com sensor de 64 MP
- Lente ultra-wide com sensor de 8MP
- Lente macro com sensor de 2MP
- Conexão 5G, entrada P2, porta USB-C, Bluetooth 5.2 e LE, WLAN 802.11 a/b/g/n/ac/ax Wi-Fi 6
- Sistema operacional: Volla OS 14 (baseado no Android Open Source) e Ubutu Touch
Seu sistema operacional é o Volla OS 14, baseado no projeto open source do Android, mas ele também roda o Ubuntu Touch. Por enquanto, o modelo está disponível em modalidade de pré-encomenda pelo valor de € 600 (R$ 3.711). As primeiras entregas do produto estão previstas para dezembro de 2024 em território europeu.
Veja também: o teste que indicou a intenção do WhatsApp de ajudar os usuários a cuidarem da privacidade e as situações recentes envolvendo a Apple e a segurança do serviço iCloud.
Comentários