
Segurança 15 Jun
15 de junho de 2022 0
Na última terça-feira (14), a Oi começou a lançar a tecnologia FTTR — ou Fiber to the Room — que promete conectar diversos cômodos, seja em casas ou empresas, com fibra ótica, sem precisar fazer obras ou atrapalhar o ambiente. A tecnologia foi desenvolvida pela Huawei, e trabalha com uma fibra transparente, projetada para ser afixada em rodapés e dobrar até 90 graus sem quebrar.
Com capacidade para levar até 1 Gbps para todos os ambientes, esse recurso promete ser um passo em direção ao metaverso, proporicionando alta velocidade por todo um ambiente, para uso tranquilo em videoconferências, video 8K, realidade virtual, transmissões ao vivo etc.
Comercialmente, a tecnologia chega com o nome de Oi Fibra X, e chega primeira a Blumenau, em Santa Catarina, e custa um adicional de R$ 59,90 ao mês para os clientes do tipo FTTH da operadora. A novidade deve chegar gradativamente para mais cidades no Brasil.
A solução busca levar melhor conexão até para quem já não se satisfaz mais com os roteadores Wi-Fi Mesh, que criam uma rede única, distribuída em diversos pontos de uma casa.
“Com o FTTR desaparece a questão de o cliente contratar 1 Gbps, por exemplo, e no WiFi navegar em 200 Mbps. Colocamos a fibra nos pontos mais adequados, levando o 1 Gbps a toda a casa”, afirma Roberto Guenzburger, diretor de consumidor e empresarial da Oi. Segundo ele, após a instalação, é ativado um sinal WiFi 6 Mesh com velocidade nominal mais próxima da contratada.
Segundo dados do último relatório divulgado pela Anatel, relativo a março de 2022, a Oi Fibra foi lider entre os grandes players no crescimento do mercado de banda larga via fibra ótica no país, com cerca de 43,8% de adição liquida (o que corresponde a aproximadamente 1,1 milhão de acessos), número superior à média do mercado.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários