
31 Outubro 2019
Você tem ideia de qual foi o celular mais vendido da história? E se falarmos que o grande campeão de vendas não possui conectividade Wi-Fi, suporte para aplicativos como o WhatsApp e Instagram e que um dos seus recursos mais atraentes é uma lanterna na parte superior, você acreditaria? Pois bem, por mais inusitado que seja, o Nokia 1100, o mesmo da "lanterninha", é o celular mais vendido e desbanca qualquer outro modelo.
O dispositivo foi lançado em meados de 2003 como sendo um aparelho bem básico, a nível de entrada. Ele não tem câmeras potentes na parte traseira ou frontal, tela curvada e nem sensível ao toque, mas a sua lanterna e a firmeza que se sentia ao pegá-lo na mão faziam do modelo algo que todos queriam (ao menos naquela época) – e isso sem contar que ele era à prova d'água e poeira. O projeto da finlandesa Nokia era algo voltado para o mercado chinês, mas acabou se expandindo muito rápido em outros países.
Em um período de aproximadamente cinco anos o Nokia 1100 teve 250 milhões de unidades vendidas, se tornando não apenas o telefone mais vendido no mundo, mas também o melhor dispositivo eletrônico de venda de consumi do planeta (naquele período). Esse fato torna o aparelho ainda mais importante por ele ter sido o bilionésimo aparelho da Microsoft a ser vendido – o episódio aconteceu em 2005 na Nigéria.
E como o Nokia 1100 se tornou tão atraente? Não foi apenas por causa de uma lanterna. Uma série de fatores levaram o celular a se tornar um sucesso de vendas, como o fato dele ser comercializado por apenas US$ 100, já sendo um valor bem bacana em 2003. Ele também trazia ringtones monofônicos (36 pré-instalados e 7 que os usuários podiam criar), tampas traseiras que podiam ser trocadas, capacidade para armazenar até 50 mensagens (25 na caixa de entrada, 25 enviadas), 50 slots para contatos, bateria com suporte para até 400 horas (!) em stantby e, não menos importante, joguinhos incríveis como o da cobrinha.
Não devemos deixar de lado o fato de que Snake II e Space Impact são dois dos jogos mais conhecidos pelo público que adora celulares, não é mesmo? Se estes títulos já passaram pelas mãos de mais de 250 milhões de usuários, definitivamente eles não devem ser deixados na memória.
O Nokia 1100 teve seu suporte interrompido em 2009, com alguns usuários espertinhos anunciando suas unidades do modelo em lojas online por exorbitantes quantias que chegaram a até US$ 32 mil.
E você aí achando que a Apple sabia vender smartphones, não?
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários