
Curiosidade 08 Fev
O Spotify está disponível no computador, no smartphone e no tablet – cada um desses com capacidades diferentes de armazenamento. Saber gerenciar bem esse espaço pode garantir o bom desempenho dos seus dispositivos.
Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira a seguir como fazer com que o Spotify utilize menos espaço de armazenamento da memória do seu aparelho.
O Spotify ocupa memória de armazenamento dos seus dispositivos com basicamente dois intuitos: proporcionar um melhor funcionamento do aplicativo, com carregamentos mais rápidos, e armazenar conteúdo para reprodução offline, se você for assinante do serviço e optar por isso.
No primeiro deles, o app guarda arquivos temporários chamados de “cache”. Esses arquivos contêm itens que o próprio app julga como necessários para um bom funcionamento, desde pedaços de músicas até imagens que são capa de álbuns e playlists. Com estes, o principal propósito é fazer com que o Spotify entregue conteúdo de forma mais ágil.
No segundo, disponível apenas para os assinantes da plataforma, o Spotify guarda as músicas e conteúdos selecionados pelo usuário no armazenamento interno do dispositivo (ou cartão de memória). Isso torna possível a reprodução offline e possibilita a economia de dados móveis, uma vez que os arquivos já estão armazenados localmente.
Para liberar espaço do armazenamento, o usuário pode recorrer a algumas coisas, como:
Mas para fazer o Spotify consumir menos memória ao longo do tempo, diminuir a qualidade do streaming e, principalmente, do armazenamento, pode ser a solução mais efetiva, já que pode diminuir o tamanho de alguns arquivos armazenados em cache e o tamanho dos arquivos que serão guardados para o offline.
O Spotify disponibiliza quatro opções para reprodução e armazenamento das músicas: “Baixa”, “Normal”, “Alta” e “Altíssima”; com a opção extra “Automática” que ajusta a qualidade de reprodução de acordo com a velocidade da sua internet.
Como você pode imaginar, as qualidades mais altas são as melhores para quem quer ouvir cada detalhe das músicas. No entanto, como você também pode deduzir, o preço disso é usar mais armazenamento do seu dispositivo.
Então, mirando no nosso objetivo de fazer o Spotify usar menos espaço, vamos definir a qualidade de reprodução e armazenamento do app como “Baixa”. Confira o passo a passo a seguir:
É importante destacar que alterar a qualidade do streaming, tanto por Wi-Fi quanto por dados móveis, pode não fazer uma diferença tão grande quando o assunto é fazer com que o Spotify use menos armazenamento. Mas é claro que isso varia de uso para uso.
Por aqui, por exemplo, o aplicativo está consumindo mais de 2 GB de armazenamento só com dados de cache, e é difícil acreditar que tanto espaço esteja sendo consumido apenas por imagens de miniatura dos álbuns etc. É provável que pedaços de música também estejam sendo armazenados.
Mas sem dúvida, alterar a qualidade dos arquivos baixados é o que irá impactar mais diretamente no uso do armazenamento pelo aplicativo.
Ainda assim, é preciso fazer uma observação. Diminuir a qualidade dos seus downloads, assim como do streaming, pode comprometer a sua experiência com a música drasticamente, alterando a sua percepção de forma negativa. Achar um balanço entre ocupar espaço do seu armazenamento e a sua experiência auditiva é a melhor saída.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários